Muitas
empresas acreditam que a visão, missão e valores, escritos em um quadro
pendurado na parede, realmente irão transformar a cultura organizacional. Contudo,
são apenas declarações românticas de uma realidade muito diferente do dia a
dia. Vale ressaltar que a cultura organizacional é muito mais que uma
certificação ou textos bem elaborados e escritos em um papel.
A
mudança na cultura organizacional das empresas que desejam implantar uma nova
forma de pensar (mindset), requer abandonar velhos hábitos
organizacionais e ainda transformar pessoas simples em verdadeiros agentes de
mudanças.
Mudar
de direção requer, primeiramente, reconhecer que a cultura é formada por
pessoas e que estas são os recursos mais importantes de uma organização.
Portanto, se não for por meio delas, o resultado da mudança cultural não
aparecerá.
Nesse
contexto, é necessário considerar que o desenvolvimento da cultura
organizacional deve estar inserido nos aspectos críticos do planejamento
estratégico da empresa. Deve-se, portanto, desenvolver estratégias adequadas
para que as pessoas (funcionários da empresa) sejam os principais agentes de
transformação cultural e não somente meros expectadores de textos escritos.
Para
isso, faz-se necessário capacitar as pessoas com conhecimento de técnicas,
métodos e ferramentas científicas para que elas saibam aplicar e replicar no
dia a dia do trabalho. É preciso entender que simples treinamentos
comportamentais, aqueles com bastante brincadeiras e dinâmicas, não irão mudar
os hábitos e os relacionamentos interpessoais das pessoas como em um passe de
mágica.
O
que transforma a cultura organizacional de uma empresa, de fato, é criar um
ambiente onde as pessoas participam ativamente das soluções dos problemas do
dia a dia. Um ambiente onde todos aplicam de forma integrada as técnicas e
métodos científicos para melhorar os processos e produtos.
Sendo
assim, quando essas técnicas e métodos forem aplicadas de forma integrada, aí
teremos um sistema em transformação. Quando esse sistema estiver sendo aplicado
e defendido por todas às áreas e níveis da organização, aí sim teremos uma
mudança cultural em transformação.