Deus,Jesus&Palavra

O desconhecido sempre me causou curiosidade e suspense. Muitos olham para o futuro e não sabem o que virá. Muitos ficaram inseguros, amedrontados, com medo ou em pânico sobre o “fim do mundo”. Muitos consultam astrólogos e videntes. Muitos vivem com constantes interrogações perturbando a mente, tais como: Para onde caminha a humanidade? O que nos reserva o futuro? Seremos invadidos por seres extraterrestres? Há vida após a morte? De onde eu vim? Para onde eu vou? Existe um Deus poderoso? Somos mesmo uma evolução do macaco? O mundo vai mesmo acabar? Quem foi Jesus? Jesus é Deus? Posso confiar nos escritos da Bíblia?
Primeiramente, digo a todos que se acalmem. Eu também tenho as mesmas dúvidas. Ocorre que eu procuro as respostas pesquisando em um livro que considero ter a Verdade Absoluta. Portanto, tome uma água e respire fundo. Abra a sua mente e o seu coração. Peço que dedique um tempo para ler e meditar no texto que escrevo a seguir especialmente para você. 
Contudo, atenção!. Não se preocupe com a religião que você acredita. Nesse texto não há nenhum interesse de converter você para alguma religião, mas sim o desejo de abrir sua mente para algo novo. Uma verdade que possa libertar você desse medo e/ou curiosidade sobre o futuro e o desconhecido. O objetivo desse texto é libertar você do engano. Quem sabe até responder algumas perguntas que tanto causam dúvidas e ansiedade em você.
Primeiro entenda que a busca de respostas para as dúvidas do ser humano é algo natural e que existe em nós. Sem dúvida, o homem é um ser irrequieto, ansioso, curioso, incoerente e, muitas vezes, imprevisível. Por isso que o conhecimento científico cresce rapidamente. Ocorre, no entanto, que o ser humano não é apenas um ser de carne e osso. Somos uma alma vivente, isto é, nós somos seres complexos, constituídos de corpo, mente e fôlego de vida inseparavelmente ligada entre si.

Considerações sobre a Bíblia
O fato é que não há como desenvolver um conhecimento científico sem adicionar a pesquisa sobre o que diz a Bíblia. Afinal, a Bíblia é um livro completo e que trata sobre todas as dimensões da vida humana, seja da mente, do corpo ou do espírito. Portanto, se você quiser entender mais sobre o futuro do ser humano, deve dar a si mesmo a oportunidade de pesquisar o que está escrito neste livro. Afinal, é o livro mais vendido, lido e traduzido no mundo.
A boa notícia é que há uma luz no fim. A Bíblia também nos revela sobre o futuro. É claro que para você entender a Bíblia, é necessário que você comece a ler do início ao fim. É como estudar um livro de história, matemática, física ou química. Não podemos simplesmente abrir uma página qualquer e concluir algo. A Bíblia segue uma ordem lógica, que começa na origem de tudo e termina na revelação do que está por vir. A Bíblia é o único livro que o autor está presente quando você se dedica a leitura concentrada.
A Bíblia é um livro diferente de tudo aquilo que você já leu antes. Na verdade, trata-se de uma biblioteca reunida com 66 livros escritos por cerca de 40 autores, das mais variadas culturas, origens e ocupações, durante 2000 anos.
Afinal, o que torna a Bíblia um livro tão especial? Que valor tem a Bíblia para o homem atual? O mais interessante é que este livro foi escrito por vários autores que viveram em épocas diferentes entre si e possuem uma ligação extraordinária entre os relatos escritos e em perfeita unidade e consistência. É como se eles tivessem reunidos em um só lugar e compartilhando um com o outro, a fim de criar uma obra única.
Os escritores individuais, na época em que escreviam, não tinham ideia de que, eventualmente, seus escritos seriam incorporados em um só livro. Entretanto, cada um desses escritos individuais preenche perfeitamente o seu lugar e serve a um único propósito. Qualquer pessoa que pesquise diligentemente a Bíblia irá encontrar padrões estruturais e matemáticos, com uma incrível simetria e lógica.
Se olharmos sob a ótica humana, percebemos que seria impossível que eles combinassem os escritos vividos durante 2000 anos. Percebe-se, portanto, que há um Deus criador que inspirou esses homens a escrever a Bíblia. É como diz 2 Pedro 1:21: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”. Se você investigar seriamente as evidências bíblicas, irá descobrir que a afirmação de ser divinamente inspirada (declarada cerca de 3000 vezes na Bíblia de diversas formas) é amplamente justificada.
Outros afirmam que a Bíblia (a Palavra de Deus) é válida apenas para os tempos antigos. É como se fosse um livro de história, portanto, não vale para os dias de hoje. Porém, em Mateus 24:35 diz: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão”. Também em 1 Pedro 1:25 diz: “a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada”Também em Isaías 40:8 diz: “Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”.  
Algumas pessoas até dizem não ler a Bíblia porque é difícil de entender, ou porque existem muitos códigos ou símbolos, ou até mesmo por medo. Vejam o exemplo do livro de Apocalipse que muitos pensam anunciar só tragédias, destruição e pragas. Na realidade, essa é uma conclusão errada. O livro do Apocalipse é, na verdade, uma revelação das coisas que irão acontecer. Não tem nada a ver com coisas ocultas e misteriosas. Vejam o que está escrito logo no começo do livro de Apocalipse 1:1-2 que diz: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu”.
Vejam também em: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."(Hb 4.12)
Também no exemplo do livro de Apocalipse está a resposta divina para o homem confuso e desorientado. No entanto, algumas dúvidas ainda rondam nossas mentes, tais como: como entender a mensagem de Deus sem sermos vítimas do fanatismo simplório, de complicações teológicas ou de um frio formalismo? Se o livro de Apocalipse contém uma mensagem tão importante, teria Deus limitado sua interpretação a um pequeno grupo de privilegiados? Qual é a mensagem do Apocalipse para nós hoje? O que Deus está querendo comunicar?
Na realidade, Deus está querendo revelar algo muito importante para os seres humanos. Algo que “brevemente deve acontecer”. Algo de conseqüências eternas para os indivíduos, para as famílias e para as nações. O fato é que ninguém pode viver nesse milênio sem saber o que traz o futuro. O que existe por trás do panorama sombrio? Criou Deus o ser humano e o abandonou ao seu triste destino? Continuará a morte trazendo dor e sofrimento? A Bíblia afirma que você não precisa de um computador para entender o que está escrito. Você precisa é do Espírito Santo que inspirou os escritores bíblicos, e que hoje está pronto para iluminar o seu entendimento.
Sem a ajuda de qualquer computador você poderá observar nos livro da Bíblia a sucessão dos impérios mundiais: Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma. Você pode ver descritos os esforços de Adolf Hitler e Napoleão Bonaparte tentando inutilmente estabelecer um novo império mundial. Pode ver a grande batalha entre o bem e o mau. Também o cenário atual que a humanidade vive. Nada está oculto. Tudo está revelado aos seres humanos que com humildade de coração buscam entendimento.
O problema maior atualmente está no começo da pesquisa do livro da Bíblia. Muitos apenas retiram frases e já concluem a interpretação de uma mensagem. Muitos até distorcem o que a Bíblia realmente quer dizer. Esse erro acontece não somente com o livro do Apocalipse, mas também com todos os outros livros. Para entender uma mensagem de qualquer livro da Bíblia, inclusive o Apocalipse, é necessário entender o contexto que a frase está inserida. Quem o escreveu? Por que e para quem foi escrito? Não podemos simplesmente concluir sem antes conhecer os detalhes do texto dentro do contexto.
O fato é que há um falso bloqueio de que a Bíblia é um livro difícil de entender. Também o que diz que a Bíblia foi escrita apenas para sábios e filósofos é equivocado. Diferentemente das ideias abstratas, que só conseguem compreensão por uma elite intelectual, os livros da Bíblia constituem uma linguagem acessível a todos: cultos ou iletrados, adultos ou crianças, ricos ou pobres. Vale ressaltar que você não precisa ser um teólogo para entender a Bíblia.

Considerações sobre o que é verdadeiro e o falso
Vamos lembrar da falsa expectativa gerada em torno da data de 21/12/2012. Por que tanta expectativa em torno do futuro? Por que o ser humano teima em marcar uma data para o fim do mundo? Muitos estão dispostos a pagar milhões para escapar desse planeta. Muitos até estocaram comida para o dia 21/12. Outros até construíram bankers subterrâneos (Esconderijos blindados, um porto seguro anti-bombas e anti catástrofes). A verdade é que ninguém sabe o dia e hora do fim. Vejam o que diz na Bíblia em Marcos 13:32 que diz: “Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai”.
O fato é que muitos vivem hoje sem uma perspectiva de futuro. Muitos vivem correndo de um lado para o outro, não se comprometem com nada e terminam observando a vida apenas sob a visão humana, assustando-se diante de coisas que acontecem em torno dele e que não conseguem entender. Muitos dizem que “Deus morreu”, ou que “Deus Se esqueceu de mim”, ou que “Ele nunca existiu”.
Estas pessoas estão sofrendo, com medo e temem o futuro. Estão cegos e sem entendimento do que realmente está acontecendo e o que ainda está por vir. A verdade é que a ignorância Bíblica nos torna presas fácil para falsas doutrinas, videntes e previsões. 1Pedro 1:14 que diz: “Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância”. Também em Lucas 11:28 que diz: “bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam”. Também em Apocalipse 1:3 que diz: “Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Também em João 8:32 que diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Vivemos em uma época de difícil identificação entre o que é certo e o errado, o verdadeiro e o falso. O que ocorre, na maioria dos casos, é que a mentira está misturada com a verdade. Portanto, aquelas pessoas sem informação acabam acreditando em algo que parece ser a verdade, porém, trata-se de um engano estrategicamente elaborado para confundir até mesmo os mais intelectuais. Para esses enganos, a Bíblia também já havia previsto que isto aconteceria.
Vejam em Marcos 13:5-6 que diz: “Então Jesus começou a dizer-lhes: Acautelai-vos; ninguém vos engane; muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e a muitos enganarão”.
Também em 1 João 4:1-3 que diz: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo; Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo”.
Também em Mateus 7:15-20 que diz: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.
Também em Romanos 16:17-18 que diz: “Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes”.

Considerações sobre a consulta de espíritos
Assim como a falsa data anunciada para o fim do mundo, muitos outros enganos existem e ainda virão. Vejam o exemplo de pessoas que consultam videntes para falar com espíritos. Esse, na realidade, é um dos maiores enganos da atualidade. Então, se você crer que a Bíblia é a palavra de Deus, o que leva você a acreditar que um espírito encarnado em alguém está falando a verdade? Seria um parente seu? Um amigo? Um filho querido? Um pai? Querido amigo, lembre-se dos versos que destaquei acima.
Vejam o que a Bíblia fala sobre os mortos em Eclesiastes 9: 5-6. “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Isso nos ajuda a entender que não existe espírito vivo e pensante depois que o homem morre.
Ocorre, porém, que muitos são enganados por não ter o conhecimento da verdade. São, na realidade, presas fácil para os enganadores. Aqueles que anunciam uma data para o fim do mundo são os mesmos que misturam mentiras com verdades. Muitos até usam a Bíblia para fazer você acreditar no engano. Na maioria das vezes, o engano aparece no momento em que você está frágil e carente de apoio. Na maioria das vezes, quando um ente querido faleceu.
Outro dia, um colega me disse: “Eu não acreditava na existência de espíritos, até que um amigo meu perdeu o pai. Durante uma sessão com uma vidente, ele conversou com o espírito do pai. Não foi ilusão. Ele realmente ouviu a voz do pai. Ele até falou coisas que só eles sabiam.” Neste caso, eu realmente acredito que ele falou com um espírito, porém, com certeza não foi o pai dele.
Bom, se o espírito que ele falou não era do pai, que tipo de espírito era? A Bíblia, no livro de Apocalipse revela a verdade a essa pergunta. Vejam em Apocalipse 12:7-9 que diz: “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele”.
Perceberam agora quem falou com o rapaz? Esses mesmos espíritos que hoje estão nas sessões de baixo espiritismo, macumba e outros tipos de aparições, são os mesmo espíritos que apareciam para os antigos Egípcios, Incas, Maias, OVNIs.
Porém, você ainda pode duvidar do que escrevo perguntando: como pode um espírito maligno falar coisas boas? Como pode um espírito maligno ter uma boa aparência?. Eu, porém, respondo para você com base na Bíblia. Vejam em 2Coríntios 11:14-15 que diz: “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”.
A Bíblia (Palavra de Deus) é clara ao ensinar que, quando o ser humano morre, seu corpo volta para a terra e o sopro de vida retorna a Deus. Não existe mais consciência, a partir desse momento. São enganosas as ideias de que os espíritos dos maus vão para o inferno, dos bons ao paraíso, dos mais ou menos bons para o purgatório e das crianças ao limbo ou, então, que andam vagueando por aí ou reencarnando-se em outras pessoas e ou animais.
Vejam o que diz a Palavra de Deus: “Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros, nem quem faz despachos, nem os que invocam os espíritos dos mortos. O Deus Eterno detesta os que praticam essas coisas nojentas e por isso mesmo está expulsando da terra esses povos, enquanto vocês vão tomando posse dela”. (Deut. 18:10-12).
Entretanto, você poderá ainda questionar: como posso lutar contra um poder maligno e mais forte que eu? A resposta também está na Bíblia onde diz: "Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. Estejam alertas e quem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos e irmãs na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança". (1 Pedro 5:6-11).
Também em Efésios 6 que diz: "Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer".

Considerações sobre a idolatria
Outro ponto importante da verdade bíblica é sobre a idolatria. A Bíblia apresenta vários relatos sobre povos que praticavam idolatria. Neste caso, a palavra de Deus é clara quando afirma que: "Adorem o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestarás culto" (Vejam em Lucas 4:8).
Na realidade, este é um mandamento do próprio Deus quando alerta: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que está em cima nos céus, nem em baixo na terra, ou seja nas águas debaixo da terra: você não deve se curvar a elas nem as servirás ”(Êxodo 20:4-5).
Também em Salmos 115:4-8 que diz: "Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta.Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam."
A Bíblia também alerta que tudo aquilo que todas as coias que venham a tomar o lugar de Deus em nossa vida é uma forma de idolatria. Portanto, devemos observar o que temos e estamos fazendo que poderá estar tomando o lugar de Deus em nosso coração.
Será que os meus bens e trabalho são mais importantes que o meu relacionamento com Deus? Será que Deus está em primeiro lugar na minha vida? Como estamos administrando nosso tempo para cuidar da vida espiritual? Vejam o que diz a Palavra de Deus em Mateus 6:33: "Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos Serão Acrescentadas."
Na verdade, o ser humano tem dentro de seu ser uma vontade natural de adorar. No entanto, devemos tomar cuidado com os enganos que nos levam a desviar a adoração para todo tipo de criatura ou imagem. A Palavra de Deus no revela que o culto verdadeiro deve ser dado apenas ao Criador (Deus).

Considerações sobre o futuro
Meu amigo leitor. Eu realmente não acredito que estamos neste mundo para vivermos eternamente misturados a miséria, sofrimento, violências, catástrofes e enganos. Vejam o livro de Apocalipse 21:1,4,7 que diz: “E vi um novo céu e uma nova terra. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.
Acredite meu amigo que algo bom irá acontecer. Esse algo bom é a volta Daquele que se fez carne e se sacrificou por nós. Jesus voltará novamente assim como diz no livro de Atos 1:11 - "Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir".

Meus queridos amigos. Esse artigo aqui apresentado é apenas um pequeno resultado de uma pesquisa na Bíblia. É claro que existem muitas outras verdades a serem reveladas. Não existe nada oculto. Procure você mesmo fazer pesquisas na Bíblia. Com certeza você ficará surpreso com o que vai encontrar. Se precisar tirar dúvidas é só entrar em contato. Imagine com se fosse um trabalho da faculdade. É sempre bom estudar em grupo, você não acha? Todos nós precisamos desenvolver as dimensões do corpo, mente e espírito. E você? Está balanceando as três dimensões? Que tal começar agora?

Minha oração com você.

"Meu Senhor dá-me a coragem, a energia física, o equilíbrio emocional e a força espiritual para superar e, assim, crescer e acolher cada desafio que a vida me trouxer. Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Obrigado Senhor Deus porque Tu És compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade.Ensina-me a procurar as boas qualidades dos outros e a reconhecer seu imenso valor. Ensina-me a cultivar o amor por todos os Teus filhos, pois todos, sem exceção, foram salvos pelo Teu amor. Deixa que o bem que há em mim possa se conectar com o bem que há nos outros, até que o mundo inteiro seja transformado pelo poder irresistível e incondicional do Teu amor.Deus santo concede-me a sabedoria para harmonizar a aliança entre meu corpo e minha alma. Faze com que ambos se elevem juntos na minha adoração a Ti. Conduze-me a decisões corretas e sensatas. Conduze-me a decisões sólidas e livres de qualquer dúvida. Concede-me clareza e segurança em tudo o que faço. Guia-me pelo caminho da humildade sincera. Reveste-me com Tua armadura de poder para que o mal fique longe de mim.Deus meu, refrigera a minha alma e guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. A minha paz vem de Ti, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança. Os céus declaram a Tua glória e o firmamento proclama a obra das Tuas mãos. Concede-me o desejo do meu coração e leve a efeito todos os meus planos. Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti. Senhor, minha Rocha e meu Salvador".

Amém.