Professor


Link CLattes: http://lattes.cnpq.br/7997083722797621

Minha carreira profissional pode ser dividida em 03 estágios importante. São eles: 1) Formação acadêmica; 2) Vivência profissional na indústria e 3) Experiência acadêmica. 

A formação acadêmica foi registrada nas seguintes etapas: a) Curso de Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM); b) Cursos Técnicos complementares no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); c) Curso de Graduação com bacharelado em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); d) Curso de Especialização MBA em Gestão da Produção pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); e) Curso de Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A trajetória na indústria começou em 1985, quando fui selecionado como estagiário no departamento da Engenharia Industrial, em uma indústria do Polo Industrial de Manaus. A partir desse início, tive a oportunidade de construir uma longa e sólida carreira adquirindo experiências práticas. Tais como: Gestão de unidades de negócios; Manufatura; Engenharia de processos e produto; Controle e auditorias dos sistemas integrados da qualidade; Logística integrada da cadeia de suprimentos; Projetos de automação industrial; Tecnologias de montagem SMT (Surface Mount Technology); Integração das tecnologias digitais com a produção industrial; Implementação dos conceitos e ferramentas da Excelência Operacional e do Lean Manufacturing.

Além disso, participei de vários projetos nacionais e internacionais. Tais como: a) Desenvolvimento e o startup de novos negócios; b) Introdução de novos produtos NPI; e c) Transferência de novas tecnologias de fabricação, máquinas e equipamentos para o Brasil, provenientes de viagens realizadas aos Estados Unidos da América, Japão, Coréia do Sul e Alemanha.

A partir de 2007, iniciei a carreira como Professor do Nível Superior. Após uma longa fase de dupla carreira entre a indústria e à docência, optei por assumir oficialmente o cargo de Servidor Público, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Tecnologia (FT). Essa decisão foi consolidada após 03 anos de estágio probatório, através da Portaria N 31, de 08 de janeiro de 2025.

Esse marco na carreira acadêmica foi registrado no parecer do Relator sobre o meu Relatório Final de Estágio e na mensagem da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP). Eles registraram assim:

1) “Considerando a análise completa do processo e o fato de o professor Marcelo Augusto Oliveira da Justa ter cumprido com excelência o seu período de Estágio Probatório na carreira do magistério superior, atendendo a todas as condições necessárias para o bom desempenho do cargo e cumprindo integralmente os requisitos estabelecidos pela legislação vigente, sou de parecer FAVORÁVEL À APROVAÇÃO do Estágio Probatório do professor Marcelo Augusto Oliveira da Justa”.

2) “A PROGESP, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, parabeniza-o pela APROVAÇÃO em seu Estágio Probatório. Neste dia, expressamos nossa gratidão e respeito a você que, como servidor público, desenvolveu com seriedade e dedicação suas atividades nesta Instituição. A UFAM conta com você na missão de cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia”.

Para o desenvolvimento da pesquisa científica, minha contribuição pode ser constatada nas seguintes atividades: a) Orientações para programas de iniciação científica; b) Orientações para estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso (TCC); c) Orientações e publicações de artigos científicos em periódicos conceituados; d) Publicação de um livro completo, referente a minha dissertação de mestrado; e) Orientações e participações em bancas de TCC; f) Participação em grupos de pesquisa; g) Elaboração de projetos de pesquisa e extensão; e h) Participação como avaliador ad hoc para periódicos de artigos científicos.

Em síntese, através da minha carreira multifacetada, venho atualmente me dedicando incansavelmente para a integração entre a teoria e a prática, buscando sempre a excelência nas atividades de ensino, bem como no compromisso para o avanço do conhecimento científico e na formação de novos profissionais.