Professor


Link CVLattes: http://lattes.cnpq.br/7997083722797621

Link: ‪Marcelo Augusto Oliveira da Justa‬ - ‪Google Acadêmico‬ 

Link ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8328-3063


Minha jornada profissional pode ser dividida em estágios importante. São eles: 1) Formação acadêmica; 2) Experiência profissional na indústria e 3) Docência no ensino superior. A formação acadêmica foi registrada nas seguintes etapas: a) curso de Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM); b) cursos Técnicos complementares no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); c) curso de Graduação com bacharelado em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); d) curso de Especialização MBA em Gestão da Produção pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) e e) curso de Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

A vivência na indústria começou em 1985, quando fui selecionado como estagiário no departamento da Engenharia Industrial, em uma indústria do Polo Industrial de Manaus. A partir desse início, tive a oportunidade de construir uma longa e sólida carreira adquirindo experiências práticas. Tais como: Gestão de equipes e unidades de negócios; Manufatura; Engenharia de processos e produto; Controle e auditorias dos sistemas integrados da qualidade; logística integrada da cadeia de suprimentos; Projetos de automação industrial; Tecnologias de montagem SMT (Surface Mount Technology); Integração das tecnologias digitais com a produção industrial; Implementação dos conceitos e ferramentas da excelência operacional e do Lean Manufacturing etc. Além disso, participei ativamente em vários projetos nacionais e internacionais. Tais como: a) desenvolvimento e o startup de novos negócios; b) introdução de novos produtos NPI e c) transferência de tecnologias de fabricação, máquinas e equipamentos com viagens aos Estados Unidos da América, Japão, Coréia do Sul e Alemanha. 

A partir de 2007, iniciei a carreira como Professor do ensino superior. Após uma longa fase de dupla carreira entre a indústria e à docência, optei por assumir oficialmente o cargo de Professor do Ensino Superior na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Essa decisão foi consolidada após 03 anos de estágio probatório, através da Portaria N 31, de 08 de janeiro de 2025. Esse marco na minha carreira acadêmica foi registrado pelo parecer do relator no meu Relatório Final de Estágio Probatório e pela mensagem da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Assim foi registrado: 1) O Relator concluiu: "Considerando a análise completa do processo e o fato de o professor ter cumprido com excelência o seu período de Estágio Probatório na carreira do magistério superior, atendendo a todas as condições necessárias para o bom desempenho do cargo e cumprindo integralmente os requisitos estabelecidos pela legislação vigente, sou de parecer FAVORÁVEL À APROVAÇÃO do Estágio Probatório do professor Marcelo Augusto Oliveira da Justa" e 2) A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) ratificou da seguinte forma: "A PROGESP parabeniza-o pela APROVAÇÃO em seu Estágio Probatório. Neste dia, expressamos nossa gratidão e respeito a você que, como servidor público, desenvolveu com seriedade e dedicação suas atividades nesta Instituição. A UFAM conta com você na missão de cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia." 

Com relação ao desenvolvimento da pesquisa científica, destaca-se as seguintes atividades: a) orientações para programas de iniciação científica; b) orientações para estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso (TCC); c) orientações e publicações de artigos científicos em periódicos conceituados; d) publicação de um livro completo, referente a minha dissertação de mestrado; e) orientações e participações em bancas de TCC; f) participação em grupos de pesquisa; g) elaboração de projetos de pesquisa e extensão e h) participação como avaliador/revisor ad hoc para periódicos de artigos científicos.