APRESENTAÇÃO DO LIVRO:
Vivemos em um mundo
complexo em todas as áreas dos negócios. As constantes transformações globais
estão mudando rapidamente a maneira de trabalhar, de produzir, de se relacionar
com o cliente e de criar valor e agregar riqueza. Para esses desafios da
atualidade e do futuro, as organizações precisam buscar ao máximo a
proatividade às mudanças, pois a competitividade acirrada reduz os preços e
elimina as empresas ineficientes.
Devido à enorme pressão
mercadológica, as mudanças nos padrões de demanda, proliferação e encurtamento
do ciclo de vida dos produtos, as empresas se veem forçadas a desenvolver novas
formas de trabalho para se manterem competitivas. Nesse contexto, gera-se uma
necessidade constante de buscar simultaneamente custos menores, diferenciação, agilidade e maior flexibilidade nas operações.
Ocorre, no entanto, que as
empresas bem-sucedidas são aquelas que podem contar com pessoas capazes de se
adaptar às constantes mudanças, voltando-se totalmente para o cliente e eliminando
o que não agrega valor aos produtos e processos. Para esse cenário de
constantes transformações, exige-se ainda uma íntima e contínua revisão de
paradigmas visando à adoção de novos métodos de gestão, pois a modernidade, que
muitas vezes é definida apenas na linha tecnológica, não sustenta uma vantagem
competitiva de longo prazo sem o envolvimento adequado daqueles que a fazem
funcionar.
Portanto, para sobreviver aos novos tempos, faz-se necessário o desenvolvimento
de uma cultura que contribua com essa nova postura organizacional, ou seja, uma
empresa que se comporta como um organismo vivo e autônomo, apto a se adaptar
constantemente às novas demandas do ambiente externo. Logo, o que se deseja é
um novo modelo de gestão organizacional inteligente, que aprende e se
transforma a todo o momento, estimulando o envolvimento das pessoas para o trabalho em equipe e espírito inovador.
Para esse propósito, a obra primeiramente realiza uma revisão das
terminologias de algumas das mais importantes técnicas gerenciais e
ferramentas usadas para a gestão da mudança e aprendizado organizacional, tais
como: os cinco sensos, a manutenção produtiva total, os cinco porquês, a
padronização, o controle visual, a tempestade de ideias, a melhoria contínua, o
PDCA, o 5W1H, o Empowerment, o diagnóstico, a análise dos desperdícios,
o Lean Manufacturing, entre outros. Logo após, apresenta-se o estado da
arte sobre outras fontes científicas que também desenvolvem estudos sobre o
tema. Essa etapa é importante para que o leitor possa ter uma visão de várias
outras teorias existentes.
Na parte prática da obra,
apresenta-se uma pesquisa-ação aplicada em uma indústria multinacional, em que
o autor propõe um novo modelo de gestão, a fim de estabelecer um gerenciamento eficaz da transição entre o cenário atual e o estado que se deseja alcançar,
fazendo a aplicação integrada das várias técnicas e ferramentas pesquisadas. Nesse momento, o autor faz
uma análise crítica dos efeitos positivos e dos entraves encontrados quando no
envolvimento dos colaboradores das áreas e também da alta administração como
agentes de mudanças. Além de demonstrar os resultados quantitativos e
qualitativos alcançados antes e depois da aplicação do novo modelo de gestão.
Portanto, a obra se
apresenta como um guia teórico e prático para qualquer organização que objetiva
a transformação das operações em vantagem competitiva, bem como a construção
de uma cultura organizacional proativa, de aprendizado contínuo e que contribua
para a implementação efetiva da filosofia do Lean Manufacturing.
Prof. Marcelo Justa – ADM. MBA. MSc.