Somos todos bons em reagir, apagar incêndios e na gestão
de crises. Grandes e pequenas organizações aprenderam a ser “Lean” e ágil, também a melhor forma de
executar uma estratégia de alto nível.
Entretanto, apesar dessas habilidades, a General Motors
ainda declarou falência, a Blockbuster fechou sua última loja, Blackberry sangra
lentamente. Há ainda a Hewlett-Packard, Philips, Nokia, Sony, Dell, e uma série
de outras empresas que não conseguiram prosperar apesar de seus líderes e trabalhadores.
A regra agora para prosperar nessa nova era de
hiper-mudanças e incertezas crescente é aprender uma “nova” competência, isto
é, a de como antecipar com precisão o futuro.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Stanford estudou
as razões de algumas empresas chegarem à idade centenária. O resultado da
pesquisa gerou um livro sob o título “built to last”. Em resumo, o livro
conclui que o motivo dessas empresas durarem é a capacidade de antecipar as
necessidades mercadológicas e adequar seus negócios às novas realidades.
Portanto, a dica para as empresas é sempre monitorar o ambiente externo
para detectar oportunidades e ameaças, a fim de acertar à hora de mudar o rumo.