Atualmente, as organizações estão inseridas
em um ambiente global altamente competitivo. Fator este determinante
para que as empresas adotem uma postura de mudanças constantes, caso contrário,
corre-se o risco de ser descartado por um mercado cada vez mais criterioso na
escolha de seus parceiros nos novos negócios. Neste contexto, é ponto comum
entre as empresas que não é possível alcançar um nível de excelência sem a
efetiva participação das pessoas.
A realidade
é que a soma das habilidades, da atitude e do comprometimento de todos é que
estabelece uma base sólida para o alcance da qualidade total. Portanto, o resultado
desejado vem do desempenho orquestrado de todos, no qual uma equipe pode
interagir para gerar algo maior do que as pessoas não conseguiriam fazer ou
atingir se trabalhando isoladamente. Um sistema pelo qual todas as pessoas, de
todos os setores, em todos os níveis, participam dos esforços e atividades
visando à melhoria contínua da eficiência e eficácia dos processos e produtos.
No entanto, somente
quando os requisitos de cada cliente interno forem atendidos a empresa poderá
alcançar as metas da qualidade. Desta forma, encare a pessoa ou processo seguinte
como um cliente valioso que irá receber o resultado do seu trabalho.
Certifique-se que tudo esteja pronto para o seu cliente. Verifique o quanto os
outros estão satisfeitos com o seu esforço. Verifique seu próprio trabalho. Antecipe
os erros, evite-os e aprenda com eles. Torne-se um “fornecedor” de excelência.
Construa uma reputação de qualidade ligada ao seu nome. Estabeleça sua própria
meta de qualidade pessoal. Seja diferente. Seja o melhor.
Lembre-se: “Nós somos aquilo que fazemos
repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” –
Aristóteles.