O
Brasil é muito dependente do modal rodoviário. Já ouvimos muito essa frase.
Porém, nada mudou. Falamos muito em "ser enxuto" dentro da empresa. E
fora da empresa? E na cadeia logística como um todo? Pq ninguém fala em
"ser Lean" na cadeia de Supply Chain? A
verdade é que falta-nos visão holística. Não adianta ser Lean dentro, se fora
não somos. O que adianta ser rápido e flexível dentro e travar tudo fora. É
preciso sair dessa visão "tacanha" Lean de só olhar pra dentro, mas
também começar a olhar O TODO. Isso é visão Lean Sistêmica.
Nesse
contexto, reforço a necessidade urgente de desenvolver outros modais, buscando
o equilíbrio e que cada modal seja utilizado de acordo com a sua vocação e
produto, de forma a reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade
internacional. Se considerarmos os principais produtos exportados pelo Brasil
(minério de ferro, soja, milho e açúcar), observamos grandes volumes e baixo
valor agregado, o que traz a necessidade de uma logística (modal) mais
eficientes, exemplo das ferrovias.
O rodoviário, ainda com custos altíssimos, sofre com rodovias precárias, roubos de cargas, aumento contínuo dos combustíveis e ainda falta de infraestrutura. Pior ainda são nossos portos ineficientes que levam uma "eternidade" para descarregar e liberar produtos, atolados em processos burocráticos e carregados de tributação.