O processo crítico de gestão
através do Balanced Scorecard
inicia-se com o esclarecimento e tradução da visão e da estratégia em objetivos
e iniciativas específicas.
Ressalta-se aqui através de Vasconcelos
(1982) a importância da gestão participativa como um dos fundamentos básicos do
planejamento estratégico. Através da gestão participativa, todos devem conhecer
com clareza e opinar sobre o processo decisório, os objetivos estabelecidos e
os princípios norteadores da conduta organizacional durante sua trajetória.
Numa fase posterior, é necessário
que ocorra o feedback e aprendizado
estratégico, cuja finalidade é verificar se as estratégias correspondem às
expectativas existentes no momento em que foram discutidas e determinadas.
Para Kaplan (1998) o feedback
estratégico especifica em qual posição a empresa deseja estar nos próximos três
ou cinco anos e formula uma hipótese de como deve ser o caminho para se atingir
este objetivo. Num período mais curto, por exemplo, a cada trimestre, os
gerentes podem obter feedback sobre a distância do ponto exato do percurso a
que se propuseram chegar e a posição atual.
Berton (1998:5) salienta que por consequência
disso, o processo de aprendizagem organizacional fica facilitado na medida em
que o feedback se constitui em forte instrumento de melhoria e passa a permear
toda a estrutura da empresa, não havendo mais a necessidade de grandes aparatos
organizacionais para proceder ao controle de processos. Mas o fundamental é que
o BSC provoca na organização a necessidade de buscar o consenso dos objetivos e
estratégias, a inovação como ação cotidiana, a cultura do feedback e a educação
dos componentes da empresa em busca de objetivos comuns.
Para aumentar o valor da empresa é necessário
que os clientes percebam um diferencial de valor nos produtos colocados à sua
disposição e isto é decorrência da melhoria de processos internos de fabricação
como também da luta constante pelas inovações, permitindo a empresa aprender e
dividir o aprendizado com o restante da organização. O Balanced Scorecard reconhece estes fatores chave de sucesso (FCS),
bem como analisa suas variáveis críticas (VC), sendo todas as medidas
necessárias para o aumento de valor dirigido pela visão do negócio.