A ISO 9001 é uma norma internacional que
estabelece requisitos para a introdução de um Sistema de Gestão da Qualidade
(SGQ), ou seja, um conjunto de requisitos necessários para garantir padrões de qualidade.
Dentre os objetivos de se implantar a ISO, destaca-se: avaliar e mensurar
resultados, buscando a melhoria da performance da organização; mapear e
corrigir desvios, visando à melhoria contínua; melhorar a gestão das
atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa; melhorar
a satisfação dos clientes; evitar desperdícios e retrabalhos, desenvolvendo
assim um diferencial competitivo.
A ISO pode ser aplicada em qualquer
segmento, independente do tamanho, seja na área industrial, tecnologia,
serviços e público. Ao longo do tempo, a norma passou por várias atualizações,
são elas: Em 1987, foi publicada a primeira edição da ISO. Nessa edição foram definidos
os modelos para a garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção,
instalação e serviços associados, com foco nas organizações voltadas para
criação de novos produtos; Em 1994, foram definidos critérios para implantação
de Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional; Em 2000, foram integradas
as normas 9002 e 9003, bem como a proposta de ser mais abrangente, com
aplicação para produtos/serviços e maior compatibilidade com a ISO14001; Em 2008,
a norma buscou aprimorar a versão anterior, trazendo um texto mais claro a
respeito da abordagem por processo, requisitos regulamentares e a
compatibilidade com a ISO14001.
Na mais recente revisão, publicada em setembro
de 2015, a norma teve como objetivo apresentar uma maior compatibilidade com as
novas tendências da qualidade, além de ampliar a importância do SGQ para os
resultados das organizações. Entre os itens que se destacam estão: avaliação de
riscos, geração de resultados, feedback dos stackholders (partes interessadas),
alinhamento com outras normas ISO e flexibilização de documentação. Destacam-se
dois pontos: o cliente é ainda o foco principal e as organizações terão
aproximadamente três anos para adaptação e certificação de seus sistemas.
Para ser certificado na nova versão,
faz-se necessário atualizar o SGQ para que se atendam todos os requisitos exigidos.
Desta forma, através da certificação, a organização comunica publicamente que está
em conformidade com as leis e padrões exigidos. Portanto, uma demonstração para
o mercado (clientes) de que implementou todos os processos internos necessários
para cumprir com as obrigações do controle e da garantia da qualidade.
Na ISO 9001:2015 há sete princípios
básicos. São eles: O Cliente - A gestão da qualidade é focada em atender as necessidades
dos clientes e superar as expectativas depositadas; A Liderança - Os líderes
das organizações devem estabelecer um propósito e direcioná-lo. Este é o
momento de enfatizar a criação e as condições para que outros possam se
envolver na realização dos procedimentos, visando à qualidade da organização; O
envolvimento de pessoas - Um aspecto muito importante para qualquer organização
é que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor ao
trabalho a ser realizado.
O enfoque baseado em processos - As
atividades devem ser compreendidas e geridas como processos inter-relacionados,
formando um sistema coerente. Obtém-se assim, resultados semelhantes e
previsíveis, ou seja, resultados com mais eficácia e eficiência. A Melhoria - Para
uma organização alcançar o sucesso é necessário enfatizar e centrar todos os esforços
na melhoria da gestão. Devendo, portanto, envolver todos na efetivação do
processo. A tomada de decisão baseada em evidências - As decisões adotadas com
base na análise e na avaliação das informações e dados tornam-se mais suscetíveis
nos resultados apontados e desejados. O gerenciamento de relacionamento - É
Gerir as relações entre as partes interessadas, visando alcançar o sucesso
proposto pela organização.
Ocorre que, apesar de
todas as instruções normativas da ISO, várias empresas ainda não vivenciam na
cultura organizacional todo o valor proposto no SGQ. Infelizmente, muitas organizações
procuram a certificação apenas para cumprir uma exigência mercadológica.
Portanto, não incorporam os requisitos da norma no dia a dia das operações, a fim
de gerenciar mudanças e melhorias. Certificar é muito mais do que um quadro
pendurado na parede. Certificar é a grande oportunidade para se adicionar valor
aos negócios e aos clientes, proporcionando assim maior competitividade.