Dentre as várias definições que
existem, o Planejamento Estratégico pode ser entendido como um processo
participativo e criativo que tem como foco principal o cliente. Desta forma,
deve possuir um ciclo contínuo que começa e termina no cliente. É um processo
que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das
oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer
objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade
empresarial". Infelizmente, a realidade é ruim dentro de algumas empresas privadas
e ainda mais na área pública. Estudos demonstram que 9 em 10 empresas falham no
planejamento, no desdobramento a na execução das estratégias. Outros dados ainda
revelam que em 90% dos casos a visão definida e divulgada não retrata a
realidade e o jeito de ser da empresa.
Muitos são os problemas e erros
enfrentados no processo de planejamento e desdobramento. Também a falta de capacitação
do corpo gerencial em saber como planejar e realizar o processo da estratégia. Na
maioria dos casos, os planos nunca saem do papel, os cronogramas e indicadores
apenas "enfeitam" as paredes, a visão, a missão e os valores não
refletem a realidade cultural da empresa, os funcionários nunca ouviram falar e
muito menos sabem como eles podem contribuir para o alcance das metas
organizacionais. Na verdade, em muitos casos, o planejamento estratégico não
passa de boas intenções e o processo de gestão acaba seguindo um caminho de improviso
e falta de planejamento, com reflexos profundos na formulação e na
implementação de ações que visam a excelência.
Devido a essa dura realidade, várias
empresas convivem diariamente com as seguintes dúvidas: Como saber se a
organização está atingindo as metas? A empresa está no caminho traçado pela
visão? A missão está sendo realizada? Como sobreviver a um ambiente altamente
competitivo? Todos estão cientes e colaborando com a estratégia da empresa?
Qual a melhor estratégia para vencer a concorrência? Como obter vantagem
competitiva? Como fazer o cliente escolher a minha empresa ao invés de escolher
o concorrente ?. Neste contexto, a fim de responder a todas essas questões, bem
como direcionar ações planejadas que contribuam para realizar a visão e
promover os resultados organizacionais esperados, faz-se necessário uma
educação corporativa para moldar os executivos para um planejamento estratégico
inovador e sustentável.
O sucesso do planejamento estratégico
está diretamente ligado com os objetivos e metas. Os objetivos devem ser
claros, específicos, mensuráveis, realísticos, devem apresentar as suas
inter-relações de forma esquematizada, estar adequadamente relacionados a
fatores internos e externos da empresa e ligados a um sistema de controle e
avaliação estabelecidos. Estes, por sua vez, devem estar alinhados com a visão
e a missão da organização, criando e entregando valor para o cliente e assim desenvolvendo
uma vantagem competitiva sustentável. Outra condição sine qua non para o
sucesso da estratégia é o desdobramento para todas as pessoas e em todos os
níveis da organização, bem como a análise contínua e proativa das forças
internas e externas.
Nessa linha de gestão, há uma
ferramenta indispensável para criar um Sistema Integrado de Gestão. Trata-se do
Balanced Scorecard (BSC) que tem o objetivo de comunicar a estratégia
corporativa a todos os níveis da estrutura organizacional, alinhando objetivos
e metas estratégicos com indicadores e recompensas pessoais, promovendo um
autêntico “Loop” de aprendizagem estratégico. O BSC segue os seguintes passos:
Criar a Missão, Visão e Estratégia; Análise das forças internas e externas; Criar
o Mapa Estratégico com base nas quatro perspectivas: financeira, processos,
clientes e pessoas / aprendizado; Desdobrar em Objetivos estratégicos; Criar os
Indicadores de Desempenho (KPI) para cada Objetivo Estratégico; Criar os planos
de ação para cada indicador (PDCA).
Vale lembrar que uma
boa execução e boas operações não garantem o sucesso de uma empresa com falhas
na estratégia. O desenvolvimento da estratégia deve ser um processo e não um
evento. Portanto, a busca de melhores maneiras de executar as estratégias deve
ser um processo contínuo e proativo. Uma boa estratégia e uma boa execução de
estratégia são os sinais mais confiáveis de uma boa gestão.