segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Diferenças entre PROJETO X PROGRAMA X PORTIFÓLIO

Um projeto tem caráter temporário onde se deve ter um início e um fim definido, mas não necessariamente implica que o produto gerado pelo projeto deva ser temporário. O final é alcançado quando os objetivos tiverem sido alcançados, quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão ser atingidos ou quando não existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado. Outro aspecto importante no contexto de temporalidade de um projeto trata da questão da mobilização e desmobilização da equipe. Uma equipe de projeto criada com o único objetivo de realizar o projeto realizará esse projeto e, em seguida, será desfeita e seus membros serão realocados quando o projeto for concluído.
Programa de projetos é um grupo de projetos relacionados entre si e coordenados de maneira articulada, ou seja, um grupo de projetos relacionados e gerenciados de uma forma coordenada, integrados por objetivos em comum. Pode não possuir uma data definida de término, mas possui uma meta. A gestão e o controle centralizados do conjunto e projetos facilitam a operacionalização de cada um e a manutenção da visão em conjunto dos seus objetivos.
Os programas podem ser estruturados de duas maneiras: pela fragmentação de uma ação muito abrangente em diversos projetos, gerenciados um a um de modo que, quando todos forem finalizados, realizem um plano geral e pelo agrupamento de muitos projetos executados em paralelo que acabam revelando alguns objetivos comuns, de modo a criar resultados coordenados e convergentes. Os programas não incluem aspectos operacionais e a descrição detalhada de atividades. Além disso, podem também envolver atividades cíclicas, repetitivas e sua finalização pode não prever datas precisas. De modo geral, os programas dependem dos projetos a eles subordinados: são formalmente finalizados apenas quando todos os projetos que incluem são completados.
Podemos citar como exemplo a Construção de um Estádio para Copa do Mundo 2014 como um programa formado por diversos projetos: Análise de viabilidade; Fundações; Terraplanagem; Projeto de Arquitetura; Paisagismo; Construção do campo; Plantio da grama; Iluminação; Infraestrutura interna e externa; Construção do estádio; Segurança; Construção do estacionamento. A gestão dos programas também tem suas particularidades e merece uma atenção especial. Não é raro ver um conjunto de projetos bem-sucedidos não garantir o objetivo do programa no qual está inserido.
O programa Fome Zero, do Governo Federal, onde em alguns estados e municípios obteve um resultado bom e em outros não chegou a ser percebido ou um conjunto de projetos orientados para a meta de exportação dos produtos de uma empresa, onde alguns produtos recebem uma atenção diferenciada em detrimento de outros, são dois bons exemplos na esfera pública federal extensiva a estados e municípios e outro na iniciativa privada que ilustram o que foi mencionado. Gerenciar um programa significa coordenar de maneira centralizada o programa para atingir seus objetivos estratégicos e benefícios. Mas lembre-se sempre da importância de gerenciar cada projeto individualmente.
Segundo os padrões do PMI, portfólio é uma coleção de projetos, programas e outras atividades agrupadas para facilitar o gerenciamento eficaz e atingir os objetivos estratégicos do negócio. Perceba que é possível ter mais de um portfólio de projetos em uma empresa. Por exemplo, uma mesma organização pode possuir um portfólio de projetos de TI (tecnologia da informação) e outro da área de desenvolvimento de produtos, além do portfólio geral da empresa, do qual os dois anteriores fazem parte. Não importa se utilizam ou não os mesmos recursos se têm características similares ou não entre si, mas sim sua importância estratégica para a empresa. A gerência de portfólios se refere à classificação, priorização, seleção e suporte aos investimentos dos projetos e programas.
O gerenciamento de portfólio se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e que o gerenciamento do portfólio seja consistente e esteja alinhado às estratégias organizacionais..
Fonte: PMI – Project Management Institute. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). 5. ed. Newton Square: PMI, 2013.