A palavra “projeto” costuma causar
algumas confusões semânticas, já que pode ser interpretada de diferentes
formas, dependendo da área de conhecimento. Por exemplo, é comum ver
profissionais de construção civil associando a palavra “projeto” ao trabalho
inicial de uma obra, desenvolvido pelo arquiteto, e utilizando o termo “obra”
para designar o restante do empreendimento. Já na área de desenvolvimento de
produtos da manufatura tradicional, alguns profissionais designam “projeto”
como o desenho feito em uma ferramenta de CAD.
Seguindo os conceitos e nomenclaturas
utilizadas pelo PMBOK, “um projeto é um empreendimento temporário realizado
para criar um produto, serviço ou resultado único.” Para tal necessita de objetivos
claros, parâmetros de medição (o que não se pode medir não se pode melhorar),
consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para
início e término que atendam aos requisitos das partes interessadas
(stakeholders). Podemos observar em diferentes obras literárias e nas mais
diversas mídias relativas ao assunto Gestão de Projetos, várias outras
definições, mas, independente da fonte de referência utilizada, algumas
características ajudam a determinar um projeto.
Possui um objetivo. Todo projeto deve
possuir objetivos que justifiquem a sua existência e que sirvam de norte para
os trabalhos que serão desenvolvidos. Na verdade, o surgimento do estudo
sistematizado do gerenciamento de projetos se deve à necessidade de alcançar
esses objetivos da melhor maneira possível, com foco em resultados. É
temporário. Todo projeto possui início e fim determinados. Isso é importante e
diferencia os projetos das atividades rotineiras. Muitos projetos fracassam
porque os envolvidos não conseguem determinar o seu encerramento, fazendo com
que, no decorrer do tempo, os objetivos iniciais se percam, o sentido do
projeto mude e as justificativas da sua existência deixem de ser importantes.
Por exemplo: na operação diária de produzir camisetas brancas, não existe apelo
no prazo. Já no desenvolvimento de um novo carro, o apelo existe porque a data
de lançamento já está agendada para o fim do ano.
É único. Cada projeto é inédito,
diferente. Isso é facilmente observável porque tudo muda no decorrer do tempo:
as equipes mudam, os gestores mudam, assim como a tecnologia. Enfim, todo o
contexto no qual os projetos estão inseridos está em constante mudança, e isso
torna a gestão de projetos ainda mais desafiadora. Utilizando o mesmo exemplo
anterior: na produção das camisetas brancas não existe nada de inédito em
fabricar uma após a outra. No caso do novo modelo de carro, essa característica
de único fica muito bem representada. Seria muito mais simples se, a cada novo
projeto, todos os recursos necessários estivessem disponíveis e dentro dos
critérios desejados para se realizar o novo desafio. Mas isso normalmente não
acontece, e exige dos gerentes de projetos um conjunto de atividades e
habilidades para buscar o sucesso do empreendimento. Essa característica é tão
marcante nas empresas atuais que muitas teorias e conceitos foram desenvolvidos
para gerir de maneira adequada os projetos.
É realizado por pessoas. Essa é uma
característica gratificante e, ao mesmo tempo, desafiadora. Remete à
necessidade de competências comportamentais e de gestão por parte dos gerentes
de projetos, e pode ser o fator determinante para uma gestão bem-sucedida. Coexiste
com outros projetos. Tal característica, que é negligenciada em muitas
definições, é uma das mais importantes e deve ser observada atentamente pelas
pessoas que trabalham com gestão de projetos. Além de exigir habilidades
técnicas específicas, também exige habilidades como negociação e comunicação
para que os objetivos dos projetos sejam atingidos. Realmente a vida dos
gerentes de projetos seria muito mais simples se cada um pudesse gerenciar
apenas um projeto de cada vez, mas não é isso que acontece. Torna-se necessária
uma visão corporativa que garanta a coexistência pacífica e organizada entre os
diversos projetos das organizações.
Como podemos observar, um projeto
possui uma série de características, observe a lista de projetos abaixo e
perceba como todos eles possuem as características que foram descritas:
Desenvolver um novo produto; Construir uma nova refinaria; Criar um novo
treinamento; Preparar uma pessoa para assumir a direção da empresa; Implantar
um sistema de TI; Desenvolver um canal de vendas na Argentina; Desenvolver
novos procedimentos para manusear produtos tóxicos; Construir uma estrada e Expandir
uma área da fábrica.
Fonte: PMI – Project
Management Institute. A guide to the project management body of knowledge
(PMBOK guide). 5. ed. Newton Square: PMI, 2013.