Josep M. Juran nasceu na Romênia, em
1904. Já nos Estados Unidos graduou-se em engenharia e direito. Assim
comoShewhart, iniciou sua carreira no departamento de estatística da Western
Eletric. A semelhança de Deming participou de varias eras da qualidade, por sua
longevidade, e também atuou no Japão no pós-guerra; por sua atenção, alcançou projeção
mundial. Da experiência com empresa Japonesa, resultava o grande envolvimento
da alta administração e dos funcionários em vários aspectos da Gestão da
Qualidade.
Além disso, o sistema de puxar produção demandava forte noção de cliente fornecedor, não só ao longo da cadeia produtiva,mas também da noção de cliente interno, conceito que trabalhou em varias obras. Juran, em seus vários livros, Planning and Practices in Quality Control (1951), Manageral breakthrough (1964), Quality Planning and analysis ( 1970), entre outros, ajudou a alçar a qualidade do âmbito operacional para o estratégico. Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando os em três categorias: falhas ( externas e internas),prevenção e avaliação. Além disso propôs a trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria. O planejamento da qualidade estabelece os objetivos de desempenho e o plano de ações para atingi-los. O controle da qualidade consiste em avaliar o desempenho operacional, comparar com os objetivos e atuar no processo, quando os resultados se desviarem do desejado. Finalmente, a melhoria da qualidade busca aperfeiçoar o patamar de desempenho atual para novos níveis, tornando a empresa mais competitiva. Algumas definições suas de qualidade são: “Qualidade é uma barreira de proteção á vida” e “ Qualidade é adequação ao uso”.
Além disso, o sistema de puxar produção demandava forte noção de cliente fornecedor, não só ao longo da cadeia produtiva,mas também da noção de cliente interno, conceito que trabalhou em varias obras. Juran, em seus vários livros, Planning and Practices in Quality Control (1951), Manageral breakthrough (1964), Quality Planning and analysis ( 1970), entre outros, ajudou a alçar a qualidade do âmbito operacional para o estratégico. Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando os em três categorias: falhas ( externas e internas),prevenção e avaliação. Além disso propôs a trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria. O planejamento da qualidade estabelece os objetivos de desempenho e o plano de ações para atingi-los. O controle da qualidade consiste em avaliar o desempenho operacional, comparar com os objetivos e atuar no processo, quando os resultados se desviarem do desejado. Finalmente, a melhoria da qualidade busca aperfeiçoar o patamar de desempenho atual para novos níveis, tornando a empresa mais competitiva. Algumas definições suas de qualidade são: “Qualidade é uma barreira de proteção á vida” e “ Qualidade é adequação ao uso”.
Armand Feigenbaum
nasceu nos estado Unidos, 1922 e formou engenharia, com doutorado em ciência,
pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Feigenbaum tornou-se
conhecido por ser o primeiro a tratar a qualidade de forma sistêmica nas
organizações, formulamdo o Sistema de Controle Total da Qualidade (TQC), em
1951, em seu livro de Total Quality Control. Conceito do TQC segundo Feigenbaum:
“Um sistema eficaz para integração dos esforços dos diversos grupos em uma
organização, no desenvolvimento da qualidade, na manutenção e na melhoria da
qualidade.” (FEIGENBAUM, 1951). Para que esse sistema seja efetivo, é preciso
observar todo o ciclo produtivo, que começa e termina no cliente, para obter
produtos e serviços mais econômicos, mas que levem em conta a satisfação total
do cliente. Destaca-se, contudo, que esse sistema consiste em uma estrutura e procedimento
gerenciais e técnicos, devidamente documentados, que serviram de guia referencial
para garantir a satisfação dos clientes, mas com custo da qualidade adequados (
FEIGENBAUM,1987 ). Segundo uma de suas definições de Qualidade: “ Qualidade é a
composição total das características de Marketing, projeto, produção e
manutenção dos bens e serviços, através dos quais os produtos atenderão ás
expectativas do cliente”