Foram muitos os teóricos que ajudaram
a construir a área de qualidade conforme foi apresentado no histórico desta
disciplina, mas alguns tiveram um papel especial e mereceram a denominação
Gurus da Qualidade. O que eles têm em comum é que fizeram parte da historia,
tanto pela contribuição teórica como pela intervenção em empresas. Vejamos a
contribuição de Walter A. Shewhaart:
Nasceu nos estados Unidos em 1891 e
formou-se em engenharia, com doutorado em física pela universidade da
Califórnia, em Beerkeley. Apesar de ter lecionado em algumas universidades ao
longo de sua vida, foi como engenheiro no ambiente empresarial, primeiro na
Western Eletric (1918 a 1924) e depois na Bell Telephone Laboratories, onde se
aposentou, que sua contribuição à área da qualidade foi desenvolvida.
Shewhaart, que ficou conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade,
desenvolveu umas das ferramentas mais utilizada no controle da qualidade até
hoje, os gráficos de controle. Mas afinal, o que tinha de revolucionário nessas
ferramentas? Shewhart fundiu conceito de estatística em um método gráfico de
fácil utilização no chão-de-frabica e os aplicou á realidade produtiva da
empresa em que trabalhava a Bell telefone Laboratories, em memorando datado de
16 de maio de 1924. A ferramenta proposta analisava os resultados das
inspeções, que até aquele momento era utilizadas apenas para a segregação doas
produtos em defeitos, por meio de gráficos de controle, que permitiam
facilmente distinguir entre as causas de variação comuns ao rocesso e aquelas
causas especiais, que deveriam ser investigada. Com a análise desse resultado à
luz dos conceitos estatístico era possível sair de uma postura reativa e
entender e prever o comportamento do processo, oque permitiria uma ação
proativa, evitando novas ocorrência. A facilidade de utilização do gráfico foi
um dos aspectos que ajudou na sua difusão, pois era umas ferramenta visual, que
podia ser preenchida no ambiente de trabalho, com os parâmetros estatístisticos
do processo já sintetizadas. Shewhart também propôs o ciclo PDCA
(plan-do-check-act), que direcionaria a análise e solução de problema,
percorrendo o ciclo de planejar, fazer, checar o resultado e depois agir, ou
seja implementar a melhoria, com enfoque de melhoria continua. Estes conceitos
depois foram lapidados e difundidos em um conjunto por Shewhart e um discípulo,
W. Edwards Deming. Seus Livros Economic Control o Quality Control,of Quality of
Manufactured Product,publicado em 1931,e Statistica Method from the Viewpoint
of Quality Control em 1939, expoem os principios do controle estatisco da
qualidade. “Segundo umas “das suas definições de qualidade:” a qualidade é
subjetiva e objetiva.”
Fonte:
PALADINI, Edson
Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco.
Gestão da Qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.