quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Gurus da Qualidade: Walter A. Shewhaart

Foram muitos os teóricos que ajudaram a construir a área de qualidade conforme foi apresentado no histórico desta disciplina, mas alguns tiveram um papel especial e mereceram a denominação Gurus da Qualidade. O que eles têm em comum é que fizeram parte da historia, tanto pela contribuição teórica como pela intervenção em empresas. Vejamos a contribuição de Walter A. Shewhaart:
Nasceu nos estados Unidos em 1891 e formou-se em engenharia, com doutorado em física pela universidade da Califórnia, em Beerkeley. Apesar de ter lecionado em algumas universidades ao longo de sua vida, foi como engenheiro no ambiente empresarial, primeiro na Western Eletric (1918 a 1924) e depois na Bell Telephone Laboratories, onde se aposentou, que sua contribuição à área da qualidade foi desenvolvida. Shewhaart, que ficou conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade, desenvolveu umas das ferramentas mais utilizada no controle da qualidade até hoje, os gráficos de controle. Mas afinal, o que tinha de revolucionário nessas ferramentas? Shewhart fundiu conceito de estatística em um método gráfico de fácil utilização no chão-de-frabica e os aplicou á realidade produtiva da empresa em que trabalhava a Bell telefone Laboratories, em memorando datado de 16 de maio de 1924. A ferramenta proposta analisava os resultados das inspeções, que até aquele momento era utilizadas apenas para a segregação doas produtos em defeitos, por meio de gráficos de controle, que permitiam facilmente distinguir entre as causas de variação comuns ao rocesso e aquelas causas especiais, que deveriam ser investigada. Com a análise desse resultado à luz dos conceitos estatístico era possível sair de uma postura reativa e entender e prever o comportamento do processo, oque permitiria uma ação proativa, evitando novas ocorrência. A facilidade de utilização do gráfico foi um dos aspectos que ajudou na sua difusão, pois era umas ferramenta visual, que podia ser preenchida no ambiente de trabalho, com os parâmetros estatístisticos do processo já sintetizadas. Shewhart também propôs o ciclo PDCA (plan-do-check-act), que direcionaria a análise e solução de problema, percorrendo o ciclo de planejar, fazer, checar o resultado e depois agir, ou seja implementar a melhoria, com enfoque de melhoria continua. Estes conceitos depois foram lapidados e difundidos em um conjunto por Shewhart e um discípulo, W. Edwards Deming. Seus Livros Economic Control o Quality Control,of Quality of Manufactured Product,publicado em 1931,e Statistica Method from the Viewpoint of Quality Control em 1939, expoem os principios do controle estatisco da qualidade. “Segundo umas “das suas definições de qualidade:” a qualidade é subjetiva e objetiva.”
Fonte:
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.