Philip B. Crosby nasceu nos Estados
Unidos, em 1962, e formou-se em engenharia. Sua carreira foi menos acadêmica
que a do demais Gurus, com atuação profissional primeiro em empresa e depois,
em 1979, como consultor, montando a Philip Crosby Associates. Em 1957, Crosby
lançou o programa Zero Defeito, que foi muito popular na época, tanto em
programa militares, em 1961, na construção de mísseis, como em empresas. Esse
programa aproveitava as noções de custo da qualidade proposta por Juran, mas
tinha forte apelo gerencial e motivacional, com ênfase no fazer certo na
primeira vez. Porém, houve também muita critica ao programa, que alguns
trataram como apenas um conjunto de slogans de propaganda.
Crosby publicou vários livros, entre quais destacam-se Quality is Free (1979) e Quality is Still Free (1996). Também como Deming, divulgava 14 pontos prioritários para a qualidade. Os 14 Pontos de Crosby para a Qualidade: 1.Obter o compromisso da alta gestão com a qualidade; 2.Instalar equipes de aperfeiçoamento da qualidade em todos os setores; 3.Mensurar a qualidade na organização por meio de indicadores de qualidade, que devem indicar as necessidade de melhoria; 4.Levantar os custo da não qualidade; 5.Deteminar nos funcionários a importância da qualidade nos produtos ou serviços; 6.Implantar o sistema de ação corretiva; 7. Planejar o programa zero defeito; 8.Treinar os inspetores e demais responsáveis; 9.Instaurar o dia do zero defeito; 10.Estabelecer os objetivos a serem alcançados; 11.Eliminar as causas dos erros; 12.Reconhecer publicamente os que atingem os objetivos e não realizar a premiação financeira; 13.Instalar os círculos de qualidade para monitorar o processo; 14.Realizar repetidamente os itens listados anteriormente; Segundo uma de suas definições de qualidade: “Qialidade é conformidade às especificações."
Crosby publicou vários livros, entre quais destacam-se Quality is Free (1979) e Quality is Still Free (1996). Também como Deming, divulgava 14 pontos prioritários para a qualidade. Os 14 Pontos de Crosby para a Qualidade: 1.Obter o compromisso da alta gestão com a qualidade; 2.Instalar equipes de aperfeiçoamento da qualidade em todos os setores; 3.Mensurar a qualidade na organização por meio de indicadores de qualidade, que devem indicar as necessidade de melhoria; 4.Levantar os custo da não qualidade; 5.Deteminar nos funcionários a importância da qualidade nos produtos ou serviços; 6.Implantar o sistema de ação corretiva; 7. Planejar o programa zero defeito; 8.Treinar os inspetores e demais responsáveis; 9.Instaurar o dia do zero defeito; 10.Estabelecer os objetivos a serem alcançados; 11.Eliminar as causas dos erros; 12.Reconhecer publicamente os que atingem os objetivos e não realizar a premiação financeira; 13.Instalar os círculos de qualidade para monitorar o processo; 14.Realizar repetidamente os itens listados anteriormente; Segundo uma de suas definições de qualidade: “Qialidade é conformidade às especificações."
Kaoru Ishikawa nasceu
no Japão, 1915, graduou-se em química aplicada pela Universidade de Tóquio, doutorando-se só
vários anos depois, em 1960. Foi professor e consultor de empresas. Ishikawa
teve também importante papel no modelo Japonês, contribuindo na formulação do
Controle da qualidade por toda a Empresa ( Company Wide Quality Control- CWQC),
que apresentava alguns elementos distintos ao TQC. Ishikawa foi também
importante na difusão de ferramentas e técnicas de análise e solução de
problema e gerenciamento da rotina; em especial as sete ferramentas da qualidade,
que viriam a ser amplamente utilizadas pelos Círculos de Controles de Qualidade
(CCQs), como ficaram conhecidos os grupos de melhoria, e atualmente ainda em
uso em diversas organizações. As sete ferramentas da qualidade são: análise de pareto;
diagrama de causa e efeito (ou espinha de peixe, ou ainda diagrama de Ishikawa);folhas
de controle; diagrama de escada; gráfico de controle e fluxos de controle. Segundo
umas das suas definições de qualidade: “Qualidade é satisfazer radicalmente ao
cliente, para ser agressivamente competitivo.” O quadro qualidade em ação
apresenta a utilização deste tipo de ferramenta na analise e solução de
problema.