Já faz algum tempo que estudo sobre o Sistema Toyota de Produção, também chamado de Manufatura Enxuta ou Lean Manufacturing. A minha dissertação de mestrado em Engenharia de Produção teve como base o Lean Manufacturing. Também escrevo e publico vários artigos sobre o tema. Realizo palestras, treinamentos e consultorias sobre os conceitos, ferramentas e os métodos para implementar com sucesso a filosofia Lean. No entanto, o mais importante nessa jornada são as experiência vivenciadas no dia-a-dia de grandes empresas. Durante toda a minha vida profissional, tenho aplicado na prática todas as teorias que estudei. Portanto, experimento nas empresas tudo o que de fato é real ou não nas teorias sobre o Lean Manufacturing.
Nesse contexto, como forma de contribuir com aqueles que ainda estão nessa jornada ou outros que se já se frustraram, escrevo sempre algumas "gotas" de dicas. Uma delas é que A implementação do Lean se baseia em algumas regras, dentre elas estão: todo o trabalho deve ser altamente especificado em relação ao conteúdo, sequência, tempo e resultado desejado. O principal é que qualquer melhoria deve ser realizada pelos envolvidos na atividade que está sendo melhorada. Mais que tecnologia, o Lean valoriza as pessoas, destacando a tomada de decisões conjuntas, centrada na localização das perdas.
Atenção! A simples aplicação de técnicas e ferramentas relacionadas ao Lean não é suficiente para tornar uma empresa enxuta. Para se atingir esse nível, é fundamental que todos que compõem o sistema compreendam a filosofia de eliminação dos desperdícios e estejam comprometidos com a mudança cultural. Atualmente, apesar da grande influência do Lean, muitas empresas apenas implementaram superficialmente a filosofia. Contudo, não se preocuparam em entender por completo o Lean que deve estar inserido na cultura organizacional.
O Lean está baseado nos chamados 4Ps: Philosophy - filosofia, Process - processo, People and Partness - pessoas e parceiros e Problems Solve – solução de problemas. O problema é que grande parte das empresas pensam que estão trabalhando totalmente de acordo com o modelo Lean, contudo, constata-se que elas apenas estão focando o “P” do processo e esquecendo de desenvolver os outros Ps.
Outra falha que ocorre na maioria das empresas é o não envolvimento da alta administração nas operações do dia-a-dia e na melhoria continua que é fundamental para o sucesso da filosofia.Também, grande parte das empresas não está disposta a fazer os investimentos necessários em capacitação de funcionários e aguardar o tempo para que os resultados apareçam. Portanto, acabam descontinuando ou deixando de implementar componentes essenciais alegando resultados insuficientes. O sucesso do Lean não está apenas na aplicação das ferramentas, mas também na perfeita imersão dos conceitos e na forma como esses estão alinhados com os objetivos e metas estratégicas da organização.