Recentemente, um colega pediu pra eu analisar o currículo dele e assim pudesse dar algumas dicas. Na primeira olhada, pude perceber uma quantidade enorme de cursos realizados. Percebi também que ele citava os vários cursos com muito orgulho, inclusive me mostrou alguns certificados.
No entanto, peguei alguns exemplos de cursos que ele fez e fiz algumas perguntas. Tais como: Me dá alguns exemplos de projetos e resultados que vc fez, usando esse conhecimento que vc adquiriu? Me explica um pouco sobre essa teoria que vc aprendeu? Como vc aplicaria esse conhecimento no seu trabalho?
Infelizmente, as respostas não foram convincentes. Faltavam comprovações que aqueles conhecimentos realmente foram internalizados. Faltavam resultados práticos que pudessem comprovar o conhecimento. Ocorre que muitos currículos estão lotados de cursos. Porém, sem resultados práticos da aplicabilidade desses conhecimentos adquiridos, no dia a dia do trabalho.
A verdade é que a quantidade de conhecimento adquirido não necessariamente resulta em êxito profissional. O que faz a diferença é a quantidade de conhecimentos que conseguimos aplicar e transformar em resultados reais e mensurados. Portanto, o diferencial surge mesmo por meio das competências e experiências adquiridas, mas que são realmente transformados em resultados para as organizações.