LOGÍSTICA – uma síntese
1. Origem e Definição: A palavra LOGÍSTICA provem do
grego “logistiké”, concernente ao cálculo (“logos” em grego significa estudo,
ciência, tratado, . . .). E, mais recentemente, está associada ao francês
“logistique” (do verbo “loger”, alojar), um termo militar que significa a arte
de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar dos anos, seja no plano
militar seja no mundo dos negócios, a necessidade de integrar cada vez mais
rápida e eficientemente as etapas de uma cadeia de suprimentos vêm conferindo à
Logística um papel crescentemente estratégico.
Hoje, a logística é fundamentalmente gestão de fluxos
entre as funções de um sistema ou organização – fluxos que envolvem materiais,
informações, pessoas e dinheiro. Trata, em suma, da provisão dos meios para se
atingir um objetivo, em particular, um ponto de consumo: colocando o produto
certo, no lugar certo, no momento certo, na condição certa, a um custo certo.
2. Funções Gerenciais
Na atual perspectiva, o termo Logística se reveste de
uma natureza multidisciplinar, envolvendo uma ampla variedade de questões – por
exemplo: localização e organização de instalações; marketing e previsão de
demanda; serviços ao cliente; compras e suprimentos; gestão de estoque;
movimentação de materiais; gestão de transportes; gestão de armazéns; gestão de
custos; sistemas de informação e apoio à decisão; sistemas de monitoração e
controle; terceirização de transportadoras e outros operadores logísticos.
Para uma dada empresa, todas essas funções podem ser
dirigidas a gestão de seus fluxos internos ou dos seus fluxos externos, neste
caso enfocando toda a rede de suprimentos onde a mesma está inserida, desde o
fornecedor do fornecedor, até ao cliente do cliente, chegando até o consumidor
final.
Outras formas de classificar as funções gerenciais
logísticas dizem respeito aos tipos de custos que elas incorrem (p. ex:
estoques, transportes e processamento de pedidos) ou referem-se ao seu impacto
no dia-a-dia da organização como ações estratégicas (p.ex: estabelecimento da
localização das instalações) e tático-operacionais (p.ex: acionamento e
priorização de fluxo de produtos).
3. Abordagens e Tecnologias de Gestão
Em apoio à consecução do amplo espectro das funções
logísticas são utilizados diferentes enfoques e ferramentas de gestão dentro de
princípios de qualidade (satisfação de clientes), preservação do meio ambiente,
redução de custos, rapidez, pontualidade, flexibilidade, integração e controle,
conquista e manutenção de mercados. Estas abordagens gerenciais
consubstanciam-se principalmente em siglas como JIT – Just-In-Time, CRM –
Costumer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o
Cliente), ECR – Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor),
DRP – Distribution Requirement Planning (Planejamento das Necessidades de
Distribuição), DRP II – Distribution Resource Planning (Planejamento dos
Recursos de Distribuição), ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento dos
Recursos de Empresa) e SCM – Supply Chain Managemen (Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos).
4. Participação nos Custos e Conclusão
A amplitude da função logística evidencia que os seus
custos decorrentes podem variar significativamente de empresa para empresa, de
acordo com a sua estratégia de atuação e sistemas de gestão empregados. Segundo
estatísticas clássicas, os custos logísticos podem em média responder por 20%
do custo total de uma empresa industrial típica, sendo que 1/3 deste valor pode
corresponder a custos de manutenção de estoques, o restante ficando a cargo de
transportes e processamento de pedidos. Mas, certamente não está na sua
capacidade de reduzir custos, mas sim na de proporcionar ganhos, mantendo e
conquistando mercados, que a logística assume um papel cada vez mais
fundamental nas organizações.