sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bom Senso: Qualidade imprescindível no Líder

Hoje, minha filha chegou 7 minutos atrasada na escola do CEL. Ela tentou falar com a coordenadora que não permitiu a entrada. A conseqüência é a perda da prova, portanto, terei que pagar para fazer segunda chamada. Eu sei que normas são normas e devem ser seguidas. Contudo, vale lembrar que mesmo as normas e leis devem ser avaliadas através de um critério maior que é o bom senso.
O líder deve ser muito mais do que um título de chefe e/ou coordenador. Liderar é muito mais que cumprir regras ou simplesmente dar ordens. Muitos até confundem autoridade e ser autoritário. O bom líder não é aquele que as pessoas obedecem, mas aquele que inspira confiança e que conquista seguidores pelo seu exemplo e, principalmente, pela capacidade de julgar situações.

domingo, 6 de outubro de 2013

DICAS PARA FAZER UMA REUNIÃO PRODUTIVA

  1. Início da Reunião - Inicie e termine a reunião sempre de acordo com as horas previstas, independentemente do atraso de alguns participantes, escolhendo os temas para os participantes presentes. Deve-se iniciar a reunião esclarecendo as regras da mesma, recordar a agenda, fazendo alguma alteração se necessário e apropriado, e clarificar os papeis dos participantes. É muito importante diferenciar a reunião de uma apresentação. Na apresentação o apresentador fala e os outros escutam. Em reuniões, todas as pessoas participam com suas opiniões e ideias.
  2. Identifique o objetivo da reunião - reuniões sem um objetivo determinado são inúteis. Quando estabelecemos um objetivo, os participantes passam a vê-la com mais importância e o comparecimento é maior.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Liderança: fator chave no sucesso das organizações

Por que em algumas áreas de uma mesma planta, ou em diferentes plantas de uma mesma empresa, os resultados e o programas de mudanças tem mais velocidade e sustentação do que em outras? Mais do que as diferenças de tecnologia de produtos e processos, a liderança é um dos fatores críticos mais relevantes para o sucesso das organizações. Sempre que há um indivíduo decidido a coordenar esforços, alocar recursos, convencer, estimular e motivar um grupo, as coisas acontecem.

domingo, 25 de agosto de 2013

KAIZEN - Melhoria Contínua

Segundo Ohno (1997), o termo japonês para a melhoria contínua é o Kaizen que faz uso do trabalho em equipes para a solução de problemas, documentando e melhorando processos, coletando e analisando dados. Por meio do Kaizen, autoriza-se as pessoas a agir na correção de problemas e lhes ensinamos como fazê-lo corretamente.
As pessoas aprendem a buscar as causas, ao invés dos "culpados", conseguindo-se com isto soluções efetivas e, de quebra, um ambiente de maior entendimento e melhores relacionamentos entre a equipe.

Manutenção Produtiva Total - MPT

A Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total (TPM) surgiu no Japão por volta de 1971, através da cristalização de técnicas de manutenção preventiva, manutenção do sistema de produção, prevenção da manutenção e engenharia de confiabilidade, visando a falha zero, quebra zero das máquinas, bem como o defeito zero nos produtos e perda zero no processo (Figura 1).


Figura 1 – Histórico da evolução da MPT

5s Housekeeping

Segundo Paladini (2000), o 5S foi concebido por Kaoru Ishikawa, no Japão na década de 1950 e foi aplicado com a finalidade de reorganizar o país após a Segunda Guerra Mundial, quando vivia a chamada crise da competitividade.
Até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e da produtividade utilizado no Japão devido a sua eficácia. O mesmo também pode ser considerado como um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações. A ferramenta é bastante básica e deve preceder qualquer iniciativa de mudança em uma empresa.

domingo, 18 de agosto de 2013

Pessoas: O verdadeiro diferencial competitivo da atualidade

Segundo o guia Você S/A (2012), em pesquisa realizada com as 150 melhores empresas para se trabalhar, a satisfação e a motivação são as principais dimensões que as tornaram vencedoras de destaque no item gestão de pessoas.
Para os 136.381 funcionários que responderam a pesquisa que deu origem ao guia, o melhor lugar para trabalhar é aquele onde as pessoas conseguem perceber o valor da sua contribuição. Logo, se sentem motivados em trabalhar em determinada empresa.
Portanto, saber motivar as pessoas ainda é a força motriz que move os resultados nas organizações. É a razão que leva uma pessoa a fazer algo. Estar motivado vai além de ter uma carreira de sucesso, aprender coisas novas ou manter uma boa relação com chefes e colegas.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Reflexão sobre as palavras do ex-CEO da Coca-Cola


Muito verdadeiro! Porém, a realidade dentro das organizações é muito diferente. Mais e mais somos pressionados por resultados e longas horas de trabalho. Conheço muitos executivos já com certa idade falar a mesma coisa, porém, eles mesmos não seguiram essa regra quando eram jovens. Vejo essa mensagem do CEO da Coca-cola como uma reflexão do estilo de vida que ele deveria ter seguido, mas só agora ele percebeu os reais valores da vida. Não há como contestar que todos nós precisamos de trabalho.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gestão da Mudança & Estratégia

A competitividade global força as empresas a desenvolverem ações ofensivas ou defensivas que visam criar uma posição de longo prazo sustentável. Essa constatação pode ser observada por meio de uma breve análise sobre o passado e também o cenário atual em que estamos inseridos.
Na realidade, a história nos proporciona uma reflexão sobre os motivos que determinam à sobrevivência ou a “morte” das organizações. Portanto, os ensinamentos apreendidos contribuem de forma relevante estimulando de forma sustentável essas ações e transformando as operações de manufatura em vantagem competitiva.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Business Model Generation (BMC)





O ponto de partida para qualquer boa discussão, reunião ou workshop de inovação de um Modelo de Negócio deve ser a compreensão compartilhada do que realmente é um Modelo de Negócio. Precisamos de um conceito que todos compreendam: de fácil descrição, que facilite a discussão. Precisamos começar todos do mesmo ponto e falar sobre a mesma coisa. O desafio é que esse conceito deve ser simples, relevante e intuitivamente compreensível, ao mesmo tempo em que não simplifique demais a complexidade do funcionamento de uma empresa.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Para começar o dia rindo (ou chorando) um pouco, segue texto de Luiz Fernando Veríssimo.

Do Veríssimo...

Eu tomo um remédio para controlar a pressão.
Cada dia que vou comprar o dito cujo, o preço aumenta.
Controlar a pressão é mole. Quero ver é controlar o preção!!!!!
Tô sofrendo de preção alto!!!!!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Breve Biografia de Abraham Lincoln


Minha mãe faleceu e minha família perdeu suas propriedades quando eu
ainda era um menino.
Meus dois irmãos morreram; minha irmã ao dar a luz e meu irmão ainda criança.
Meu acesso a educação foi difícil, tanto que por vezes cheguei a
desistir de continuar com os estudos.
Fui considerado preguiçoso e pouco inteligente por muitas pessoas.
Já trabalhei como lenhador, serralheiro, barqueiro e balconista.
Dois de meus três filhos morreram ainda em suas infâncias.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Parábola da Formiga - Realidade Organizacional

Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz. O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora. A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas. O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.