O ponto de
partida para qualquer boa discussão, reunião ou workshop de inovação de um
Modelo de Negócio deve ser a compreensão compartilhada do que realmente é um
Modelo de Negócio. Precisamos de um conceito que todos compreendam: de fácil
descrição, que facilite a discussão. Precisamos começar todos do mesmo ponto e
falar sobre a mesma coisa. O desafio é que esse conceito deve ser simples,
relevante e intuitivamente compreensível, ao mesmo tempo em que não simplifique
demais a complexidade do funcionamento de uma empresa.
Muita gente
confunde Modelo de Negócio com fontes de receita. Modelo de negócio é como a
empresa gera, entrega e captura valor do mercado ($). Estendendo um pouco mais,
é a definição de quem é o cliente, qual é o problema dele, como o produto
atende esse problema e como se ganha dinheiro com isso.
A
metodologia do Business Model Generation (BMC) baseia-se
essencialmente em um Canvas (tela) onde estão dispostos os nove elementos
principais de um Modelo de Negócio: Segmentos de Clientes, Proposições de
Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita,
Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parcerias-Chave e Estrutura de Custos.
O BMC ajuda
no desenvolvimento de esboços e versões finais de modelos de negócio, tanto
para um novo empreendimento quanto para sua startup que já está na ativa.
Trata-se de um mapa visual que otimiza a visualização e compreensão do modelo
de negócio de um empreendimento, dividindo-o em nove importantes blocos para o
detalhamento do seu negócio.
Por mais que
os planos de negócios não sejam feitos com muita alegria, o Business Model
Canvas dá uma visão mais ampla dos problemas e oportunidades que você poderá
encontrar na sua jornada empreendedora.
O método
Business Model Canvas foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, expert
em Modelos de Negócios. A ferramenta é baseada no seu trabalho anterior,
Business Model Ontology, mas foi apresentada com mais detalhes em seu
livro Business Model Generation, escrito por ele e Yves Pigneur.
Resumidamente,
o modelo pode ser explicado da seguinte forma:
a) Perfil de
clientes: quem será
seu cliente? Qual a capacidade de pagamento? O que eles mais gostam? O que eles
mais reclamam?
b) Valor
agregado: qual o
diferencial que será proporcionado, para que os clientes escolham sua empresa?
Exemplo: design, processo de atendimento, novas tecnologias, novas abordagens
de atendimento etc.
c) Relacionamento: Qual
abordagem de relacionamento com os clientes que serão desenvolvidas? Isso é
fundamental para que os clientes possam ter uma primeira experiência com a
empresa, de forma inusitada e que perdure essa relação.
d) Canais de
comercialização: os acessos que os clientes terão para concretizar a
comercialização. Terá ponto de venda? Televendas? Comércio eletrônico? Entrega
em domicílio?
e) Principais
parceiros: identificar
as principais empresas que poderão contribuir para sua empresa funcionar.
f) Principais
atividades: quais as atividades que irão proporcionar a motivação, com a
finalidade de criar laços de relacionamento com os clientes.
g) Principais
recursos: qual a
infraestrutura necessária para a empresa funcionar? Custo operacional: qual o
custo mínimo que a empresa necessita para funcionar? Aluguel? Telefone? Internet? Material de expediente?
Serviços contábeis? Outros.
h) Fluxo de
receita: Qual a
projeção de venda? Ocorrerá venda a vista ou a prazo? Quais os prazos
estabelecidos? Quais os meios de pagamento a prazo?
Fonte: Osterwalder(2010)