O Diagrama de Pareto é uma técnica de distribuição de
frequência que separa os “Poucos, mas vitais” dos “muitos triviais”. Seu nome é
uma homenagem a Vilfredo Pareto, economista do Século 19 que postulou que uma
grande parte da riqueza pertence a um pequeno percentual da população. Este
princípio fundamental traduz bem os problemas com a qualidade — a maioria dos
problemas com a qualidade deriva-se de um pequeno número de causas.
Especialistas em qualidade costumam referir-se ao princípio como regra 80-20;
ou seja, 80% dos problemas são causados por 20% das potenciais fontes.
Recomendação: Muitos fatores contribuem com o problema;
A atenção deve estar voltada somente a alguns fatores que explicam a maioria
dos problemas; Analisar os resultados de uma análise de riscos.
Como Criar uma Análise de Pareto: Use uma Folha de
Verificação para coletar os dados necessários; Organize os dados em Ordem
Decrescente; Calcule o total; Calcule o Percentual do total que cada categoria
representa; Calcule o percentual cumulativo; Desenhe os eixos horizontal e
vertical em papel milimetrado; Escale a frequência no eixo Vertical (de 0 até o
total calculado acima); Trabalhando da esquerda para a direita, desenhe uma
barra para cada categoria, com a altura indicando a frequência. Comece pela
categoria com mais ocorrências e adicione-as em ordem decrescente; Desenhe uma
escala vertical à direita do gráfico e inclua a escala percentual (0% a 100%) e
Trace a linha percentual cumulativa.
A Análise de Pareto responde a questões tais como: Qual componente causa a maioria das falhas no sistema? Que categorias de clientes mais contribuem para a nossa rentabilidade? Quais são os custos da qualidade distribuídos sobre os diversos subsistemas?