As Organizações que Aprendem: A Quarta Disciplina de Peter Senge
Em 1990, quinze anos após o início
de seus estudos, Peter Senge popularizou cinco disciplinas através do seu
livro: The Fifth Discipline: the art and the pratice of a learning
organization - A Quinta Disciplina: A arte e prática da organização que aprende.
Vejamos nos parágrafos seguintes um resumo das disciplinas.
Na quarta disciplina, a
aprendizagem em grupo gera resultado maior e mais significativo que a somatória
das habilidades individuais de cada pessoa. A aprendizagem em equipe é o
processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os
resultados que seus membros realmente desejam.
Entretanto, a aprendizagem
individual não garante a aprendizagem organizacional. No entanto, sem
aprendizagem individual a organizacional não ocorre. As organizações só
aprendem por meio das pessoas que aprendem.
Aprendizagem em grupo é dependente
da interação autêntica entre as pessoas, sendo que a técnica fundamental da
aprendizagem em grupo é o diálogo.
Diálogo este, que facilita a
aprendizagem em equipe e, quanto mais o grupo produz bons resultados, mais os
seus integrantes e a organização crescerão, pois, através da aprendizagem em
grupo seus membros elaboram uma lógica comum, de forma que o resultado das
habilidades grupais é maior e mais significativo que a somatória das
habilidades individuais de cada pessoa.
Dentro das organizações a
aprendizagem em equipe tem três dimensões críticas: na primeira existe a
necessidade do pensamento reflexivo para os assuntos complexos. Neste caso, as
equipes precisam aprender como utilizar o potencial de muitas mentes a fim de
serem mais inteligentes do que uma mente.
Na segunda há a necessidade de uma
ação inovadora e coordenada. As equipes de destaque nas organizações
desenvolvem o mesmo tipo de relacionamento, uma de confiança operacional, onde
cada membro da equipe permanece consciente dos outros membros e age de modo a
complementar a ação dos outros.
Na terceira existe o papel dos
membros da equipe em outras equipes. Desta forma, uma equipe que aprende
estimula continuamente outras equipes por meio da disseminação das práticas e
habilidades da aprendizagem de forma mais ampla.
As habilidades de equipe são mais
difíceis de desenvolver do que as habilidades individuais. É por isso que as
equipes que aprendem precisam dos chamados campos de prática, que é uma maneira
de prática conjunta para que possam desenvolver suas habilidades coletivas de
aprendizagem.