domingo, 27 de julho de 2014

Uma questão de "vida ou morte" para as empresas

Somos todos bons em reagir, apagar incêndios e na gestão de crises. Grandes e pequenas organizações aprenderam a ser “Lean” e ágil, também a melhor forma de executar uma estratégia de alto nível.
Entretanto, apesar dessas habilidades, a General Motors ainda declarou falência, a Blockbuster fechou sua última loja, Blackberry sangra lentamente. Há ainda a Hewlett-Packard, Philips, Nokia, Sony, Dell, e uma série de outras empresas que não conseguiram prosperar apesar de seus líderes e trabalhadores.
A regra agora para prosperar nessa nova era de hiper-mudanças e incertezas crescente é aprender uma “nova” competência, isto é, a de como antecipar com precisão o futuro.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Stanford estudou as razões de algumas empresas chegarem à idade centenária. O resultado da pesquisa gerou um livro sob o título “built to last”. Em resumo, o livro conclui que o motivo dessas empresas durarem é a capacidade de antecipar as necessidades mercadológicas e adequar seus negócios às novas realidades.
Portanto, a dica para as empresas é sempre monitorar o ambiente externo para detectar oportunidades e ameaças, a fim de acertar à hora de mudar o rumo.