sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Gestão de Projetos e seus Requisitos

A palavra “projeto” costuma causar algumas confusões semânticas, já que pode ser interpretada de diferentes formas, dependendo da área de conhecimento. Por exemplo, é comum ver profissionais de construção civil associando a palavra “projeto” ao trabalho inicial de uma obra, desenvolvido pelo arquiteto, e utilizando o termo “obra” para designar o restante do empreendimento. Já na área de desenvolvimento de produtos da manufatura tradicional, alguns profissionais designam “projeto” como o desenho feito em uma ferramenta de CAD.
Seguindo os conceitos e nomenclaturas utilizadas pelo PMBOK, “um projeto é um empreendimento temporário realizado para criar um produto, serviço ou resultado único.” Para tal necessita de objetivos claros, parâmetros de medição (o que não se pode medir não se pode melhorar), consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para início e término que atendam aos requisitos das partes interessadas (stakeholders). Podemos observar em diferentes obras literárias e nas mais diversas mídias relativas ao assunto Gestão de Projetos, várias outras definições, mas, independente da fonte de referência utilizada, algumas características ajudam a determinar um projeto.
Possui um objetivo. Todo projeto deve possuir objetivos que justifiquem a sua existência e que sirvam de norte para os trabalhos que serão desenvolvidos. Na verdade, o surgimento do estudo sistematizado do gerenciamento de projetos se deve à necessidade de alcançar esses objetivos da melhor maneira possível, com foco em resultados. É temporário. Todo projeto possui início e fim determinados. Isso é importante e diferencia os projetos das atividades rotineiras. Muitos projetos fracassam porque os envolvidos não conseguem determinar o seu encerramento, fazendo com que, no decorrer do tempo, os objetivos iniciais se percam, o sentido do projeto mude e as justificativas da sua existência deixem de ser importantes. Por exemplo: na operação diária de produzir camisetas brancas, não existe apelo no prazo. Já no desenvolvimento de um novo carro, o apelo existe porque a data de lançamento já está agendada para o fim do ano.
É único. Cada projeto é inédito, diferente. Isso é facilmente observável porque tudo muda no decorrer do tempo: as equipes mudam, os gestores mudam, assim como a tecnologia. Enfim, todo o contexto no qual os projetos estão inseridos está em constante mudança, e isso torna a gestão de projetos ainda mais desafiadora. Utilizando o mesmo exemplo anterior: na produção das camisetas brancas não existe nada de inédito em fabricar uma após a outra. No caso do novo modelo de carro, essa característica de único fica muito bem representada. Seria muito mais simples se, a cada novo projeto, todos os recursos necessários estivessem disponíveis e dentro dos critérios desejados para se realizar o novo desafio. Mas isso normalmente não acontece, e exige dos gerentes de projetos um conjunto de atividades e habilidades para buscar o sucesso do empreendimento. Essa característica é tão marcante nas empresas atuais que muitas teorias e conceitos foram desenvolvidos para gerir de maneira adequada os projetos.
É realizado por pessoas. Essa é uma característica gratificante e, ao mesmo tempo, desafiadora. Remete à necessidade de competências comportamentais e de gestão por parte dos gerentes de projetos, e pode ser o fator determinante para uma gestão bem-sucedida. Coexiste com outros projetos. Tal característica, que é negligenciada em muitas definições, é uma das mais importantes e deve ser observada atentamente pelas pessoas que trabalham com gestão de projetos. Além de exigir habilidades técnicas específicas, também exige habilidades como negociação e comunicação para que os objetivos dos projetos sejam atingidos. Realmente a vida dos gerentes de projetos seria muito mais simples se cada um pudesse gerenciar apenas um projeto de cada vez, mas não é isso que acontece. Torna-se necessária uma visão corporativa que garanta a coexistência pacífica e organizada entre os diversos projetos das organizações.
Como podemos observar, um projeto possui uma série de características, observe a lista de projetos abaixo e perceba como todos eles possuem as características que foram descritas: Desenvolver um novo produto; Construir uma nova refinaria; Criar um novo treinamento; Preparar uma pessoa para assumir a direção da empresa; Implantar um sistema de TI; Desenvolver um canal de vendas na Argentina; Desenvolver novos procedimentos para manusear produtos tóxicos; Construir uma estrada e Expandir uma área da fábrica.
Fonte: PMI – Project Management Institute. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). 5. ed. Newton Square: PMI, 2013.