quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Como me Relacionar com as Pessoas Ambivertidas

 

Os ambivertidos são pessoas que combinam características de introversão e extroversão, ou seja, que podem se adaptar a diferentes situações sociais e preferências pessoais. Eles não são nem totalmente introvertidos, nem totalmente extrovertidos, mas estão em algum ponto intermediário do espectro da personalidade. Segundo alguns estudos, os ambivertidos podem ter vantagens em áreas como vendas, comunicação e liderança, pois sabem equilibrar os pontos fortes de cada dimensão. O termo “ambivertido” foi criado pelo psicólogo americano Edmund S. Conklin em 1923, baseado nas ideias do psiquiatra suíço Carl Jung sobre os tipos psicológicos. 

Algumas características do ambivertido são: 1) Eles são bons comunicadores, pois sabem se expressar e ouvir com clareza e eficácia; 2) Eles são flexíveis e adaptáveis a todos os tipos de ambientes, podendo se sentir confortáveis tanto em situações estimulantes quanto em mais calmas; 3) Eles se conectam bem com as pessoas e são grandes líderes, pois entendem as realidades de introvertidos e extrovertidos e sabem como estimular as virtudes de cada um; 4) Eles aproveitam o tempo com eles mesmos e com outras pessoas, pois não precisam de atenção e contato constante com os outros, mas também não são solitários crônicos; 5) Eles são criativos e inovadores, pois conseguem combinar as ideias que produzem com a confiança para compartilhá-las; 6) Eles são equilibrados e ambíguos, pois possuem um lado de personalidade introvertida e outro de extrovertida, sem se identificar fortemente com nenhum dos dois.

Um ambivertido se relaciona com outras pessoas de uma forma equilibrada, adaptando-se às diferentes situações e preferências. Ele pode ser um bom comunicador, um bom ouvinte, um bom líder e um bom amigo, dependendo do contexto e das pessoas envolvidas. Ele não tem medo de se expressar, mas também sabe respeitar o espaço e o silêncio dos outros. Ele pode se divertir em uma festa, mas também pode aproveitar um momento de tranquilidade sozinho. Ele pode se conectar com introvertidos e extrovertidos, pois entende as realidades de ambos os tipos de personalidade. Ele é uma pessoa flexível, criativa e inovadora, que busca o melhor de dois mundos. 

O ambivertido exercendo uma função de líder pode ser um profissional muito eficiente, pois consegue combinar as vantagens da introversão e da extroversão. Ele pode se comunicar bem com sua equipe, ouvindo suas opiniões, sugestões e feedbacks, mas também expressando suas ideias, objetivos e expectativas. Ele pode se adaptar a diferentes situações, sendo flexível e criativo, mas também racional e organizado. Ele pode motivar e inspirar seus liderados, mostrando confiança e entusiasmo, mas também respeito e empatia. Ele pode ser um líder silencioso, que não busca o reconhecimento pessoal, mas o sucesso coletivo. Ele pode ser um líder que equilibra os pontos fortes de cada membro da equipe, valorizando suas habilidades e potencialidades. Ele pode ser um líder que distribui as tarefas de forma otimizada, estimulando o comprometimento, a aliança e a confiança entre todos. Em resumo, o ambivertido exercendo uma função de líder pode ser um profissional que busca o melhor de dois mundos, sem se limitar a um extremo ou outro do espectro da personalidade.

Por outro lado, liderar um ambivertido pode ser um desafio, mas também uma oportunidade de aproveitar as vantagens de uma personalidade equilibrada e adaptável. Um ambivertido é alguém que combina traços de introversão e extroversão, podendo se comunicar bem, se adaptar a diferentes situações e se conectar com as pessoas. No entanto, ele também precisa de tempo sozinho, de espaço para expressar suas ideias e de respeito por sua individualidade. Segue algumas dicas para liderar um ambivertido:

Reconheça e valorize suas habilidades. Um ambivertido pode ser um bom comunicador, um bom ouvinte, um bom líder e um bom amigo, dependendo do contexto e das pessoas envolvidas. Ele pode ser criativo, inovador, flexível e organizado. Ele pode equilibrar os pontos fortes de cada membro da equipe e motivá-los a alcançar os objetivos. Portanto, elogie seu desempenho, reconheça seus esforços e incentive seu potencial.

Dê-lhe autonomia e confiança. Um ambivertido não gosta de ser controlado ou limitado por regras rígidas. Ele prefere ter liberdade para expressar suas ideias, tomar decisões e resolver problemas. Ele confia em si mesmo e espera que os outros também confiem nele. Portanto, delegue tarefas que exijam criatividade e iniciativa, permita que ele participe ativamente dos projetos e dê feedbacks construtivos.

Respeite seu ritmo e suas preferências. Um ambivertido pode se adaptar a diferentes ambientes, mas também tem suas preferências pessoais. Ele pode se divertir em uma festa, mas também pode aproveitar um momento de tranquilidade sozinho. Ele pode se comunicar bem com todos, mas também tem seus amigos mais próximos. Portanto, não o force a participar de atividades que não lhe agradam, não o sobrecarregue de trabalho ou de interações sociais e não invada sua privacidade ou seu espaço.

Ofereça apoio e compreensão. Um ambivertido pode parecer equilibrado e confiante, mas também tem suas dificuldades e inseguranças. Ele pode se sentir confuso ou ambíguo sobre sua personalidade, sem se identificar fortemente com nenhum dos extremos do espectro. Ele pode ter dificuldade em lidar com as expectativas dos outros ou com as mudanças repentinas. Portanto, esteja atento às suas emoções, escute suas preocupações e ofereça ajuda quando necessário.

Você leitor também pode ser um ambivertido. Uma forma de saber é observar como você se comporta em diferentes situações sociais e pessoais. Veja se identifica algumas das seguintes características:

Você gosta de participar de eventos e passeios em grupo, mas nem sempre sente a necessidade de interagir com outras pessoas o tempo todo. Se alguém se aproxima de você, você fica feliz em conversar e se mostrar sociável.

Você se sente confortável em ambientes sociais, mas também valoriza seu tempo sozinho. Ser o centro da atenção é aceitável, mas não o tempo todo. Muito tempo sozinho o deixa entediado, mas muito tempo com as pessoas o drena.

Você consegue regular seus comportamentos dependendo da situação ou ambiente. Você pode ser mais extrovertido ou mais introvertido, dependendo do que cada momento requer. Você é flexível e adaptável.

Você é bom ouvinte e comunicador. Você sabe se expressar e ouvir com clareza e eficácia. Você se conecta bem com as pessoas e é um bom líder. Você entende as realidades de introvertidos e extrovertidos e sabe como estimular as virtudes de cada um.

Você aproveita o tempo com você mesmo e com outras pessoas. Você não precisa de atenção e contato constante com os outros, mas também não é solitário crônico. Você busca o equilíbrio entre os dois mundos.

Se você se reconhece nessas características, você pode ser um ambivertido, ou seja, alguém que combina traços de introversão e extroversão.