segunda-feira, 29 de abril de 2013

Business Model Generation (BMC)





O ponto de partida para qualquer boa discussão, reunião ou workshop de inovação de um Modelo de Negócio deve ser a compreensão compartilhada do que realmente é um Modelo de Negócio. Precisamos de um conceito que todos compreendam: de fácil descrição, que facilite a discussão. Precisamos começar todos do mesmo ponto e falar sobre a mesma coisa. O desafio é que esse conceito deve ser simples, relevante e intuitivamente compreensível, ao mesmo tempo em que não simplifique demais a complexidade do funcionamento de uma empresa.
Muita gente confunde Modelo de Negócio com fontes de receita. Modelo de negócio é como a empresa gera, entrega e captura valor do mercado ($). Estendendo um pouco mais, é a definição de quem é o cliente, qual é o problema dele, como o produto atende esse problema e como se ganha dinheiro com isso.
A metodologia do Business Model Generation (BMC) baseia-se essencialmente em um Canvas (tela) onde estão dispostos os nove elementos principais de um Modelo de Negócio: Segmentos de Clientes, Proposições de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parcerias-Chave e Estrutura de Custos.
O BMC ajuda no desenvolvimento de esboços e versões finais de modelos de negócio, tanto para um novo empreendimento quanto para sua startup que já está na ativa. Trata-se de um mapa visual que otimiza a visualização e compreensão do modelo de negócio de um empreendimento, dividindo-o em nove importantes blocos para o detalhamento do seu negócio.
Por mais que os planos de negócios não sejam feitos com muita alegria, o Business Model Canvas dá uma visão mais ampla dos problemas e oportunidades que você poderá encontrar na sua jornada empreendedora.
O método Business Model Canvas foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, expert em Modelos de Negócios. A ferramenta é baseada no seu trabalho anterior, Business Model Ontology, mas foi apresentada com mais detalhes em seu livro Business Model Generation, escrito por ele e Yves Pigneur.
Resumidamente, o modelo pode ser explicado da seguinte forma:
a)     Perfil de clientes: quem será seu cliente? Qual a capacidade de pagamento? O que eles mais gostam? O que eles mais reclamam?
b)    Valor agregado: qual o diferencial que será proporcionado, para que os clientes escolham sua empresa? Exemplo: design, processo de atendimento, novas tecnologias, novas abordagens de atendimento etc.
c)   Relacionamento: Qual abordagem de relacionamento com os clientes que serão desenvolvidas? Isso é fundamental para que os clientes possam ter uma primeira experiência com a empresa, de forma inusitada e que perdure essa relação.
d)  Canais de comercialização: os acessos que os clientes terão para concretizar a comercialização. Terá ponto de venda? Televendas? Comércio eletrônico? Entrega em domicílio?
e)   Principais parceiros: identificar as principais empresas que poderão contribuir para sua empresa funcionar.
f)     Principais atividades: quais as atividades que irão proporcionar a motivação, com a finalidade de criar laços de relacionamento com os clientes.
g)  Principais recursos: qual a infraestrutura necessária para a empresa funcionar? Custo operacional: qual o custo mínimo que a empresa necessita para funcionar? Aluguel? Telefone? Internet? Material de expediente? Serviços contábeis? Outros.
h)     Fluxo de receita: Qual a projeção de venda? Ocorrerá venda a vista ou a prazo? Quais os prazos estabelecidos? Quais os meios de pagamento a prazo?

Fonte: Osterwalder(2010)