domingo, 18 de agosto de 2013

Pessoas: O verdadeiro diferencial competitivo da atualidade

Segundo o guia Você S/A (2012), em pesquisa realizada com as 150 melhores empresas para se trabalhar, a satisfação e a motivação são as principais dimensões que as tornaram vencedoras de destaque no item gestão de pessoas.
Para os 136.381 funcionários que responderam a pesquisa que deu origem ao guia, o melhor lugar para trabalhar é aquele onde as pessoas conseguem perceber o valor da sua contribuição. Logo, se sentem motivados em trabalhar em determinada empresa.
Portanto, saber motivar as pessoas ainda é a força motriz que move os resultados nas organizações. É a razão que leva uma pessoa a fazer algo. Estar motivado vai além de ter uma carreira de sucesso, aprender coisas novas ou manter uma boa relação com chefes e colegas.
É claro que a pesquisa não revela quais empresas ficaram de fora. No entanto, a realidade subentendida na pesquisa demonstra que há um grande número de organizações que ainda não entenderam que o resultado desejado apenas é obtido por meio de pessoas motivadas e satisfeitas. Infelizmente, essa é a realidade do ambiente organizacional da grande maioria das empresas.
Ocorre que essa realidade do mundo corporativo nos remete à constatação que os sucessivos processos de demissões, reestruturações, downsizing, assédio moral e entre outros, fazem com que as pessoas percam o apreço ao vínculo e à lealdade com as empresas e passam a focar a sua trajetória profissional de acordo com as suas próprias conveniências.
Portanto, diante de tais situações, mesmo a mais elaborada estratégia de negócio e o mais moderno aparato tecnológico não conseguem alavancar resultados positivos, sem que haja o engajamento dos colaboradores com as metas das organizações. Em uma economia baseada principalmente no conhecimento, o comprometimento do empregado em relação à empresa é parte fundamental de seu desempenho.
As empresas necessitam de colaboradores motivados, focados nas exigências do cliente, na execução da estratégia organizacional e na capacidade de corresponder a essas exigências. Tudo isso, é claro, somente pode ser apurado utilizando instrumentos adequados, capazes de fornecerem um diagnóstico correto da situação da empresa, identificando os diferentes níveis de satisfação, correlacionando esse diagnóstico com outros resultados e, como produto final, desenhar e implantar os planos de ações para as correções necessárias.
Nesse contexto, pode-se afirmar que é extremamente necessário as organizações desenvolverem a consciência de que o engajamento de seus colaboradores para com os objetivos organizacionais representa um diferencial competitivo. Desta forma, incrementando seus resultados e criando condições essenciais para o sucesso. É daí, portanto, a principal razão pela qual as empresas participantes do guia Você S/A se preocupam numa intensidade ascendente, criando um ambiente adequado para que seus colaboradores estejam cada vez mais satisfeitos com a organização que trabalham.
A dica que fica para as empresas é que as pessoas esperam mais que uma remuneração justa pelo trabalho. Na equação de equidade, observa-se que mais que remuneração, elas procuram outros retornos que justifiquem o tempo, a energia e o esforço mental e emocional que dedicam à empresa. A equidade requer que a empresa contribua para satisfazer as necessidades de auto-estima, criatividade, crescimento profissional e socialização dos colaboradores na mesma medida em que eles contribuem para o alcance dos objetivos da empresa. Portanto, uma relação profissional onde todos ganham.