sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bom Senso: Qualidade imprescindível no Líder

Hoje, minha filha chegou 7 minutos atrasada na escola do CEL. Ela tentou falar com a coordenadora que não permitiu a entrada. A conseqüência é a perda da prova, portanto, terei que pagar para fazer segunda chamada. Eu sei que normas são normas e devem ser seguidas. Contudo, vale lembrar que mesmo as normas e leis devem ser avaliadas através de um critério maior que é o bom senso.
O líder deve ser muito mais do que um título de chefe e/ou coordenador. Liderar é muito mais que cumprir regras ou simplesmente dar ordens. Muitos até confundem autoridade e ser autoritário. O bom líder não é aquele que as pessoas obedecem, mas aquele que inspira confiança e que conquista seguidores pelo seu exemplo e, principalmente, pela capacidade de julgar situações.
Nesse último ponto quero ressaltar uma qualidade imprescindível no líder, o bom senso. No caso acima, houve uma total falta de bom senso. Vejam que foram apenas 7 minutos. Será que a escola não possui uma tolerância? Será que o líder não consegue avaliar o histórico da aluna em chegar sempre no horário? Será que o líder não consegue ver que o caso é uma exceção e não regra? Será que o líder não consegue avaliar que também houve casos que o aluno chegou no horário, porém foram dispensados por falta de professor?
Se o líder em questão não sabe avaliar e fazer uso do bom senso em seus julgamentos, segue a definição mais comum: "É um conceito usado na argumentação ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, que define a capacidade média que uma pessoa tem de se adequar a regras e costumes em determinados momentos, para fazer bons julgamentos e escolhas".
O bom senso é uma lei que jamais será revogada. As leis, normas e regras devem ser interpretadas, antes de tudo, com bom senso. Infelizmente, nem todos que possuem o título de chefe e/ou coordenador são de fato lideres.