domingo, 6 de outubro de 2013

DICAS PARA FAZER UMA REUNIÃO PRODUTIVA

  1. Início da Reunião - Inicie e termine a reunião sempre de acordo com as horas previstas, independentemente do atraso de alguns participantes, escolhendo os temas para os participantes presentes. Deve-se iniciar a reunião esclarecendo as regras da mesma, recordar a agenda, fazendo alguma alteração se necessário e apropriado, e clarificar os papeis dos participantes. É muito importante diferenciar a reunião de uma apresentação. Na apresentação o apresentador fala e os outros escutam. Em reuniões, todas as pessoas participam com suas opiniões e ideias.
  2. Identifique o objetivo da reunião - reuniões sem um objetivo determinado são inúteis. Quando estabelecemos um objetivo, os participantes passam a vê-la com mais importância e o comparecimento é maior.
  3. Comunique antecipadamente - Além de saber o objetivo da reunião, os participantes devem saber exatamente que informações precisam um do outro. Isto reduz o tempo das reuniões, e mais, os participantes não perdem tempo juntando informações de que ninguém vai precisar.
  4. Crie uma agenda - as informações sobre a reunião podem ser enviadas via email para que todos possam ler e se preparar antes da reunião. Assim, os participantes já podem chegar com sugestões a serem discutidas. A reunião deve seguir uma agenda. Restrinja o número de temas e o tempo de cada um ao que é razoável discutir durante o tempo total da reunião. Coloque os itens mais importantes no início da agenda e reserve para o fim aqueles que podem ser eliminados se o tempo não for suficiente.
  5. Escolha um facilitador – Um facilitador deve ser escolhido para manter a reunião sob controle. As participações devem ser controladas para que o objetivo seja cumprido. Contudo, deve-se tomar cuidado para que todos possam contribuir com sugestões. Vale lembrar que nenhuma ideia poderá ser descartada até que haja um consenso. Uma ideia diferente pode ser a inovação que todos estavam esperando.  Mantenha a equipe no tema principal da reunião. É claro que o facilitador poderá permitir e estimular alguns momentos de descontração, a fim de “quebrar o gelo” em algum momento de confronto mais rígido entre os participantes. Oriente a discussão e encoraje a participação, convidando explicitamente cada participante. Manter um tom de voz de conversação, não muito rápido, nem muito lento. O ritmo da reunião é de responsabilidade do facilitador. Intervir quando alguém estiver falando demais ou com muita freqüência, tal como: “vamos voltar ao assunto…” ou “é importante ouvirmos a opinião de todos..”. Abrir cada um dos assuntos e fechá-los depois de concluída as ações que devem ser tomadas. Avisar a todos que irá mudar de assunto, porém, somente se o item tiver sido fechado. Esclarecer os pontos de maneira clara e concisa, sem se prolongar muito. Manter o clima agradável, mas no controle e dentro dos objetivos programados.
  6. Escolha uma secretária – As decisões não podem ficar sem registro imediato. Designe uma secretária para fazer as anotações necessárias durante a reunião, desta forma os participantes vão poder ler o que foi anotado, opinar e fazer as correções necessárias no mesmo momento. Da mesma forma, após a reunião, deve-se enviar a todos uma minuta com o plano de ação que foi acordado por todos.
  7. Seja objetivo - As reuniões devem resultar em decisões e planos de ação determinados. Em cada item é necessário identificar: Qual o problema; O que e como deve ser feito; Por que esse item é relevante; Quem deve fazer; Quando deve ser feito e, se for o caso, qual o custo dessa ação. Chegue no horário. Ouça mais e fale menos. Evite conversas paralelas. Fale no tempo designado para sua explanação. Seja breve e resumido quando for colocar seu ponto de vista. Não fique interrompendo o outro quando ele estiver falando. Não fique vendo mensagens no celular, preste atenção no que o outro está falando. Não faça perguntas que não tenha haver com o assunto em questão. Anote suas dúvidas e perguntas para o momento certo quando o assunto for abordado. Se até o fim da reunião suas dúvidas não forem sanadas e se você ainda considerar pertinente, coloque na pauta antes de finalizar a reunião.
  8. Os problemas devem ser expostos – Peça a todos que exponham os problemas de forma clara e objetiva, além de suas opiniões pessoais. O momento da reunião deve ser aproveitado para “lavar a roupa suja”. Desta forma, evita-se que “ruídos” ocorram fora das reuniões e fofocas acabem minando o relacionamento da equipe.
  9. Estabeleça um acompanhamento – Após consolidado o plano de ação, deve-se manter um acompanhamento de todas as ações a serem implementadas e prazos. É neste momento que o facilitador poderá manter contato com os responsáveis de cada ação, a fim de dar suporte e orientação. É importante que já na primeira reunião seja programada a data da próxima reunião. Muitas vezes a reunião é bacana, motiva e deixa todos envolvidos, mas depois, nada mais acontece. Se for fazer uma reunião, ela deve ter um objetivo, deve esclarecer, direcionar, delimitar metas, prazos e na seqüência, deve cumprir com o que foi colocado.
  10. Introduza um fator surpresa – Introduza na reunião uma dinâmica de grupo que envolva a todos. Desta forma a criatividade e o relacionamento são fortalecidos. Pode-se até trazer para a reunião um suco, um doce ou um salgado para partilhar. Assegure-se que haverá conforte e tranqüilidade a todos, sem interrupções indesejadas.
  11. Gestão a vista – Durante a reunião, possibilite que todos vejam as anotações dos itens do plano de ação. Pode-se fazer uso do quadro branco ou através do notebook e datashow. Desta forma, a atenção de todos será focada na reunião.
  12. Feedback – Caso algum participante chegue atrasado para a reunião, evite voltar aos assuntos previamente discutidos. No entanto, caso essa pessoa tente insistir, seja gentil em dizer que após a reunião ela poderá ter a oportunidade de falar com o facilitador sobre os assuntos que perdeu. Após a reunião e, em separado, o facilitador poderá dar um feedback sobre o atraso ocorrido. Vale lembrar que o feedback deve motivar a pessoa que se  atrasou a cumprir os horários programados. O ideal é que se reconheça quem deu a melhor ideia e quem cumpriu com os prazos estabelecidos. Isso mostra reconhecimento e motiva as pessoas a participarem da reunião de forma mais ativa.