quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os desafios de ser um líder

Dentre os vários desafios de ser um líder, gerenciar pessoas e conflitos é uma das tarefas mais importantes para qualquer gerente. Liderar pessoas requer uma combinação de várias competências e bom senso. O mais importante é reconhecer que não há uma fórmula secreta que poderá ser usada como padrão para todos os “tipos” de colaboradores e situações. Na realidade, apesar da vasta teoria existente sobre o tema, faz-se necessário um ajuste na abordagem para cada perfil de pessoa. Quero dizer que cada pessoa é um ser humano único. Portanto, deve ser liderado conforme as características próprias de cada pessoa.
Algumas pesquisas sobre a origem dos problemas empresariais indicam que 30% estão relacionados com causas técnicas e 70% estão relacionados com o ser humano. Essa afirmação pode ser assustadora, considerando a complexidade das relações humanas e a necessidade de gente para executar a operação ou manutenção das máquinas. Neste contexto, entender de gente é uma condição sine qua non para quem deseja obter resultados em uma organização, seja ela pública ou privada. Portanto, todo profissional que pretende a um cargo de liderança necessita entender os motivos pelo qual algumas pessoas agem de determinada maneira no trabalho. Também as necessidades, as motivações, os sentimentos, as expectativas e entre outras coisas.
Quando procuramos entender o funcionamento do ser humano, nós nos tornamos melhores lideres e assim os resultados aparecem. Sendo assim, deve-se reconhecer que não há como chegar aos resultados desejados sem que haja o envolvimento adequado das pessoas. Se isso acontece, a satisfação das outras partes interessadas também acontece (os sócios, o governo, a sociedade, os clientes, os fornecedores, entre outros).
Liderar não é somente gerenciar a tecnologia ou as tarefas, mas também dedicar tempo para desenvolver uma Cultura Organizacional. É demonstrar comprometimento com a qualidade todos os dias, mostrando também que a qualidade vem primeiro nos níveis estratégicos e depois é desdobrada até o operacional. É estimular a motivação e o desenvolvimento dos funcionários. É permitir que eles atuem por conta própria e com liberdade. É desafiar os colaboradores com tarefas críticas. É entender que o sucesso de si próprio depende do sucesso de seus colaboradores. É liderar não somente pelo que fala, mas, principalmente, pelo o exemplo.
Na verdade, é preciso entender que as pessoas formam a base fundamental de toda a empresa e são elas que fazem a diferença nas organizações. Para isso, torna-se necessária uma administração participativa, estimulando a criatividade e a inovação. Saber como gerenciar as pessoas é o desafio de todo gerente ou, mais do que isso, saber como gerenciar com as pessoas. Neste contexto, faz-se necessário a construção de um ambiente seguro para que as pessoas possam perceber que elas pertencem a um time. É necessário também criar tarefas desafiadoras e dar alguma autonomia para que elas possam sentir que têm o controle sobre as atividades que executam. No entanto, é fundamental medir o desempenho e dar o feedback, bem como o reconhecimento adequado.
Na forma mais simples de explicar a liderança, o líder é o produto entre os atributos daquilo que ele diz ser e faz de fato, além dos resultados que ele entrega. Vale lembrar que não existe um único estilo ou característica de liderança valida para toda e qualquer situação. Cada tipo de situação requer um estilo de liderança diferente para se alcançar o resultado por meio dos colaboradores. Ocorre, infelizmente, que vários profissionais se tornam chefes sem ter as competências necessárias para ser um líder, ou seja, são mais técnicos e menos lideres. Daí a ocorrência de um problema que a frase traduz: “conhece muito tecnicamente, porém péssimo para liderar pessoas”. A grande questão é: Essa situação pode ser mudada? A resposta é sim. Todo profissional pode desenvolver a liderança, desde que invista tempo em treinamento, respeito e empatia.
No fim, destaca-se que os tipos e estilos de liderança dependem centralmente dos paradigmas que a organização professa no seu dia a dia (a Cultura Organizacional). Portanto, um estilo de liderança que deu certo em uma empresa não necessariamente vai servir para outra empresa. Desta forma, recomendo um ajuste contínuo do perfil de acordo com cada situação vivenciada, organização e também de acordo com a maturidade de cada pessoa ou time de trabalho.