terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Sistema de Gestão da Qualidade e a nova ISO 9001:2015

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para a introdução de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), ou seja, um conjunto de requisitos necessários para garantir padrões de qualidade. Dentre os objetivos de se implantar a ISO, destaca-se: avaliar e mensurar resultados, buscando a melhoria da performance da organização; mapear e corrigir desvios, visando à melhoria contínua; melhorar a gestão das atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa; melhorar a satisfação dos clientes; evitar desperdícios e retrabalhos, desenvolvendo assim um diferencial competitivo.
A ISO pode ser aplicada em qualquer segmento, independente do tamanho, seja na área industrial, tecnologia, serviços e público. Ao longo do tempo, a norma passou por várias atualizações, são elas: Em 1987, foi publicada a primeira edição da ISO. Nessa edição foram definidos os modelos para a garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, com foco nas organizações voltadas para criação de novos produtos; Em 1994, foram definidos critérios para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional; Em 2000, foram integradas as normas 9002 e 9003, bem como a proposta de ser mais abrangente, com aplicação para produtos/serviços e maior compatibilidade com a ISO14001; Em 2008, a norma buscou aprimorar a versão anterior, trazendo um texto mais claro a respeito da abordagem por processo, requisitos regulamentares e a compatibilidade com a ISO14001.
Na mais recente revisão, publicada em setembro de 2015, a norma teve como objetivo apresentar uma maior compatibilidade com as novas tendências da qualidade, além de ampliar a importância do SGQ para os resultados das organizações. Entre os itens que se destacam estão: avaliação de riscos, geração de resultados, feedback dos stackholders (partes interessadas), alinhamento com outras normas ISO e flexibilização de documentação. Destacam-se dois pontos: o cliente é ainda o foco principal e as organizações terão aproximadamente três anos para adaptação e certificação de seus sistemas.
Para ser certificado na nova versão, faz-se necessário atualizar o SGQ para que se atendam todos os requisitos exigidos. Desta forma, através da certificação, a organização comunica publicamente que está em conformidade com as leis e padrões exigidos. Portanto, uma demonstração para o mercado (clientes) de que implementou todos os processos internos necessários para cumprir com as obrigações do controle e da garantia da qualidade.
Na ISO 9001:2015 há sete princípios básicos. São eles: O Cliente - A gestão da qualidade é focada em atender as necessidades dos clientes e superar as expectativas depositadas; A Liderança - Os líderes das organizações devem estabelecer um propósito e direcioná-lo. Este é o momento de enfatizar a criação e as condições para que outros possam se envolver na realização dos procedimentos, visando à qualidade da organização; O envolvimento de pessoas - Um aspecto muito importante para qualquer organização é que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor ao trabalho a ser realizado.
O enfoque baseado em processos - As atividades devem ser compreendidas e geridas como processos inter-relacionados, formando um sistema coerente. Obtém-se assim, resultados semelhantes e previsíveis, ou seja, resultados com mais eficácia e eficiência. A Melhoria - Para uma organização alcançar o sucesso é necessário enfatizar e centrar todos os esforços na melhoria da gestão. Devendo, portanto, envolver todos na efetivação do processo. A tomada de decisão baseada em evidências - As decisões adotadas com base na análise e na avaliação das informações e dados tornam-se mais suscetíveis nos resultados apontados e desejados. O gerenciamento de relacionamento - É Gerir as relações entre as partes interessadas, visando alcançar o sucesso proposto pela organização.
Ocorre que, apesar de todas as instruções normativas da ISO, várias empresas ainda não vivenciam na cultura organizacional todo o valor proposto no SGQ. Infelizmente, muitas organizações procuram a certificação apenas para cumprir uma exigência mercadológica. Portanto, não incorporam os requisitos da norma no dia a dia das operações, a fim de gerenciar mudanças e melhorias. Certificar é muito mais do que um quadro pendurado na parede. Certificar é a grande oportunidade para se adicionar valor aos negócios e aos clientes, proporcionando assim maior competitividade.