quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

A Importância da Manutenção

Recentemente, tivemos o infeliz acidente aéreo com o avião da cantora Marília Mendonça. Estamos todos tristes. Porém, quero apenas aproveitar o momento para reforçar algo importante, tomando esse exemplo. Percebam que todas as vezes que acontece um acidente aéreo, a primeira providência é buscar os registros da manutenção da aeronave. 

Por que isso? Simplesmente, porque todos sabem da importância da manutenção preventiva em todos os sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos e predial de máquinas, equipamentos e edificações. Infelizmente, quando tudo está bem, a maioria das pessoas não lembra ou não dá a devida importância a manutenção. Infelizmente, a manutenção somente é lembrada quando um acidente acontece. Daí, após o ocorrido, procura-se os culpados e os registros das manutenções. 

Eu, por exemplo, sempre dedico um tempo para fazer manutenção no meu carro e na minha casa, sempre com o objetivo de não deixar acumular problemas. Se encontro algo errado, eu imediatamente faço o reparo. Se eu encontro algo com potencial de dar algum problema, eu já faço a manutenção, antes do problema acontecer. 

Porque estou escrevendo isso? Simplesmente para que possamos refletir sobre a real importância que devemos dar as atividades de manutenção no nosso local de trabalho e na nossa casa. Lembrem-se: a manutenção preventiva ou preditiva, sempre tem custos $$ menores que a manutenção corretiva. Ainda há a vantagem de evitar acidentes.