quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dicas para melhorar seu nível de qualidade pessoal.

 
    Certa vez, um colaborador me fez a seguinte pergunta: como posso melhorar meu desempenho pessoal? Na realidade, essa deveria ser uma preocupação diária de todos os profissionais, independente da posição/nível que atua na empresa. Atualmente, a competitividade entre as pessoas é enorme, portanto, detalhes na sua atitude pessoal acabam fazendo a diferença entre um profissional e outro. Existem várias receitas de sucesso, porém, segue abaixo algumas dicas que considero um grande diferencial.
1.    Fixe metas de qualidade pessoal. Estabeleça sua própria contagem de qualidade pessoal. Verifique o quanto os outros estão satisfeitos com os seus esforços;
2.    Encare o processo seguinte como um cliente valioso;
3.    Evite erros. Faça certo da primeira vez. Execute as tarefas de forma eficaz;
4.    Utilize bem os recursos disponíveis. Seja comprometido com o que faz. Pratique os 5s. Seja Pró-ativo;
5.    Todo dia, pense sobre as seguintes questões: como eu posso fazer meu trabalho melhor? como eu poderia ajudar as outras pessoas? como eu posso ajudar minha empresa? como eu posso ajudar o meu país?;
6.    Participar do processo de melhoria contínua através de sugestões e das atividades em pequenos grupos;
7.    Praticar a disciplina na área de trabalho seguindo as normas e procedimentos;
8.    Envolver-se no contínuo desenvolvimento próprio para se transformar em um profissional que sabe evitar e, se necessário, solucionar problemas;
9.    Ressaltar a habilidade e a experiência no desempenho do serviço, aprendendo várias funções. Seja um profisional multifuncional;
10. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
11. Certifique-se que o seu trabalho foi executado com qualidade. Lembre-se, seu nome estará escrito nele. Associe seu nome à qualidade;
12. Seja flexível, não resista às mudanças, procure se adequar a elas.

Por fim, todos deveriam refletir na seguinte mensagem: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” – Aristóteles