terça-feira, 8 de maio de 2012

Por que escrever um trabalho de conclusão de curso?

Todo estudante, de modo especial o de curso superior, é frequentemente solicitado a desenvolver um trabalho no final do curso. Esse trabalho é um estudo e/ou pesquisa sobre um determinado assunto que foi delimitado e que irá gerar uma completa compreensão e profundidade sobre o tema escolhido.

Dentre as várias razões para se escrever um trabalho de conclusão de curso, podemos citar: a obrigatoriedade que a maioria das faculdades exige para que o aluno receba o certificado de conclusão; é uma forma de favorecer a uniformização dos trabalhos por meio das normas da ABNT; uma maior qualidade em termos de comunicação científica escrita; uma forma estruturada de análise de um problema, a fim de estudá-lo, adequando hipóteses, coletando dados, usando uma metodologia própria e, finalmente, concluindo ou eventualmente recomendando soluções.
Os recentes e intensos impactos socioeconômicos e culturais se propagam com avelocidade dos acontecimentos e, graças à evolução tecnológica, afetam em diferentes graus arotina de todas as pessoas no mundo, reafirmando o atual processo de globalização da sociedadecontemporânea. Tal processo vem gerando mudanças que se tornam cada vez mais visíveis na vidado cidadão.Nesse sentido, a principal característica desse fabuloso mundo novo é o acúmulo deinformações em todos os domínios, com potencial de armazenamento e disseminação vertiginoso.

Embora esses conhecimentos não sejam necessariamente produzidos no âmbito acadêmico, é nesseambiente que se originam os técnicos e pesquisadores que integram as instituições que estão, emnível global, no mundo do trabalho produzindo ciência e tecnologia.A sociedade demanda por conhecimento científico e tecnológico para o atendimento de suasnecessidades e a sua produção tem encontrado suporte em concepções que se propõem aultrapassar a reprodução, a repetição e a cópia no meio acadêmico.

Como conseqüência dos fatores acima apontados, a capacidade de produção deconhecimento pelas instituições de ensino superior tem impactado positivamente no modo como asociedade,criativamente, se coloca para interagir com seu meio reconfigurando o contrato socialantes estabelecido.Portanto, para entender esses desenvolvimentos, conquistas e inovações, faz-se necessárioexplorar os conhecimentos existentes que se renovam constantemente, se tornando este o grande desafio que se impõe às universidades, que é promover a geração edivulgação de conhecimento, de forma sistematizada e de modo a buscar qualificar a vida daspessoas no entorno onde estão inseridas.

Ao se discutir as questões inerentes a tipologia dos textos científicos é importante destacar,que a comunicação científica ocorre em dois níveis distintos: o primeiro está relacionado adivulgação para o meio científico e o segundo quando se trata de disseminar para a comunidade emgeral. O primeiro é representado pelas monografias, papers, artigos científicos e resenhaspublicadas em revistas especializadas e a segunda busca veículos como os jornais e revistaspopulares, para se propagar.

Neste contexto, trata-se de um texto escrito para apresentar os resultadosde uma pesquisa, um estudo. Portanto, a resposta principal a pergunta formulada é aprimorar aformação científica e cultural do estudante visando à produção de conhecimentos na área que ele escolheu seguir os estudos de sus formação acadêmica.