domingo, 23 de dezembro de 2012

Escopo do Balanced Scorecard


O processo crítico de gestão através do Balanced Scorecard inicia-se com o esclarecimento e tradução da visão e da estratégia em objetivos e iniciativas específicas.
Ressalta-se aqui através de Vasconcelos (1982) a importância da gestão participativa como um dos fundamentos básicos do planejamento estratégico. Através da gestão participativa, todos devem conhecer com clareza e opinar sobre o processo decisório, os objetivos estabelecidos e os princípios norteadores da conduta organizacional durante sua trajetória.
Numa fase posterior, é necessário que ocorra o feedback e aprendizado estratégico, cuja finalidade é verificar se as estratégias correspondem às expectativas existentes no momento em que foram discutidas e determinadas.
Para Kaplan (1998) o feedback estratégico especifica em qual posição a empresa deseja estar nos próximos três ou cinco anos e formula uma hipótese de como deve ser o caminho para se atingir este objetivo. Num período mais curto, por exemplo, a cada trimestre, os gerentes podem obter feedback sobre a distância do ponto exato do percurso a que se propuseram chegar e a posição atual.
Berton (1998:5) salienta que por consequência disso, o processo de aprendizagem organizacional fica facilitado na medida em que o feedback se constitui em forte instrumento de melhoria e passa a permear toda a estrutura da empresa, não havendo mais a necessidade de grandes aparatos organizacionais para proceder ao controle de processos. Mas o fundamental é que o BSC provoca na organização a necessidade de buscar o consenso dos objetivos e estratégias, a inovação como ação cotidiana, a cultura do feedback e a educação dos componentes da empresa em busca de objetivos comuns.
Para aumentar o valor da empresa é necessário que os clientes percebam um diferencial de valor nos produtos colocados à sua disposição e isto é decorrência da melhoria de processos internos de fabricação como também da luta constante pelas inovações, permitindo a empresa aprender e dividir o aprendizado com o restante da organização. O Balanced Scorecard reconhece estes fatores chave de sucesso (FCS), bem como analisa suas variáveis críticas (VC), sendo todas as medidas necessárias para o aumento de valor dirigido pela visão do negócio.