sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Planejamento Estratégico


Dentre as várias definições que existem, o Planejamento Estratégico pode ser definido como um processo participativo e criativo que tem como foco principal o cliente, portanto, deve possuir um ciclo contínuo que começa e termina no cliente. A estratégia deve ser traduzida em Objetivos e Metas quantitativos e devem gerar ações planejadas em todos os níveis da organização.

Infelizmente, a realidade das empresas em relação ao planejamento estratégico e o desdobramento entre os níveis hierárquicos da organização. Estudos mostram que 9 em 10 empresas falham na execução das estratégias. Outros ainda revelam que em 90% dos casos a Visão definida e divulgada não retrata a realidade e o jeito de ser da empresa.
Muitos são os problemas e erros enfrentados no processo de planejamento e desdobramento. Também a falta de capacitação do corpo gerencial em saber como planejar e realizar o processo da estratégia.
Na maioria dos casos, os planos nunca saem do papel, os cronogramas e indicadores apenas "enfeitam" as paredes, a visão, a missão e os valores não refletem a realidade cultural da empresa, os funcionários nunca ouviram falar e muito menos sabem como eles podem contribuir para o alcance das metas organizacionais.

Infelizmente, a realidade de muitas empresas é que o planejamento estratégico não passa de boas intenções. O que ocorre, de fato, é uma gestão que se caracteriza pelo improviso e pela falta de planejamento, com reflexos profundos na formulação e na implementação de ações que visam a excelência, seja no setor privado ou público.
Face a essa dura realidade, várias empresas convivem diariamente com as seguintes dúvidas: Como saber se a organização está atingindo as metas? A empresa está no caminho traçado pela visão? A missão está sendo cumprida? Como sobreviver a um ambiente altamente competitivo? Todos estão cientes e colaborando com a estratégia da empresa? Qual a melhor estratégia para vencer a concorrência? Como obter vantagem competitiva? Como fazer o cliente escolher a minha empresa ao invés de escolher o concorrente ?.
É necessário uma educação corporativa para ensinar aos executivos um planejamento estratégico inovador e sustentável, a fim de responder a todas essas questões, bem como direcionar ações planejadas que contribuam para realizar a visão e promover os resultados organizacionais esperados.
Para que haja sucesso no planejamento, é necessário que cada um dos objetivos e metas estejam alinhados com a visão e a missão da organização, a fim de gerar valor para o cliente e desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Desta forma, é condição sine qua non que a estratégia tenha um desdobramento eficaz para todas as pessoas e em todos os níveis da organização, bem como a análise contínua e proativa das forças internas e externas. 



A solução pode estar em na contratação de uma Consultoria para guiar e ensinar (Coaching) a empresa no desenvolvimento de Sistema de Gestão baseado no Planejamento Estratégico integrado ao Balanced Scorecard. Desta forma, faz-se necessário seguir alguns passos, tais como: [1] Criar a Missão,Visão e Estratégia. [2] Análise das forças internas e externas. [3] Criar o Mapa Estratégico com base nas quatro perspectivas: financeira, processos, clientes e pessoas / aprendizado. [4] Desdobrar em Objetivos estratégicos. [5] Criar os Indicadores de Desempenho (KPI) para cada Objetivo Estratégico. [6] Criar os planos de ação para cada indicador (PDCA).



Lembrando que: Uma boa execução e boas operações não garantem o sucesso de uma empresa com falhas na estratégia. Também não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.