Essa semana fui abordado com a seguinte pergunta: quais os requisitos da liderança?. O tema liderança sempre foi uma motivação para os meus estudos, bem como uma prática do meu dia a dia no ambiente de trabalho como gestor. Portanto, fazendo um resumo de todos os meus estudos e experiências profissionais vividos, posso resumir os requisitos para exercer a liderança em 3 partes, são elas: os atributos da liderança, as praticas da liderança e a performance da liderança. Segue abaixo uma descrição dos componentes de cada uma das 3 partes.
1- Atributos de Liderança
· "Caráter e valores permanentes" - Pratica e se compromete com os valores da Empresa: Integridade, Respeito, Trabalho em Equipe e Diversidade com Inclusão. Demonstra total integridade e desenvolve equipes com níveis inquestionáveis de integridade – nunca faz concessões por causa das pressões do dia a dia. Inspira e conquista a confiança e o respeito daqueles que lidera. Seu comportamento claramente reflete o respeito pelos outros e suas diferenças. Coloca as necessidades da empresa em primeiro plano e põe em prática o trabalho em equipe independente de nível/posição hierárquica.
· “ Auto confiança" - Demonstra autoconfiança e determinação , sem arrogância e egocentrismo. Cria confiança nas pessoas e em toda a organização, que possibilita assumir riscos de forma responsável e conduz à vitória.
· “ Diversidade com Inclusão” – Cria um ambiente favorável para que as idéias, as crenças e opiniões de todos sejam consideradas para alcançar resultados ótimos para o consumidor e para a Companhia.
· "Pensamento Inovador " – Desafia e melhora de forma consistente as idéias, os processos de tomada de decisão e os resultados. Traz idéias inovadoras , "fora da caixa" e julgamentos sofisticados que levam a resultados diferenciados.
2- Práticas de Liderança
· "Comunicação" - Comunica-se com todos os colaboradores, de forma clara e transparente. Ouve ativamente e pratica a comunicação de 2 vias a fim de propiciar o entendimento e o alinhamento. Cria um ambiente que estimula o diálogo e o debate.
· "Foco no consumidor" - Coloca o consumidor no centro de todos os processos e atividades-chaves. Gera crescimento através do gerenciamento do relacionamento com o consumidor, da Inovação e do uso eficaz dos recursos disponíveis.
· "Desenvolvimento e Atração de Talentos" - Atrai, desenvolve e retém ótimos líderes e pessoas com competências chave para a organização. Cerca-se pessoas talentosas. Prioriza suas próprias necessidades de desenvolvimento.
· "Habilidades de Gerenciamento" - Demonstra habilidades gerenciais eficazes, a fim de impulsionar resultados através dos outros. Estabelece prioridades, expectativas individuais e da equipe, promove reuniões produtivas, desenvolve pessoas, delega e direciona responsabilidades.
· “Estratégia”- Cria estratégias que alinham e movem a organização em direção ao atingimento da Visão.
· "Visão" - Cria uma visão com paixão...comunica essa visão de maneira persuasiva e alinha a organização para o seu alcance. Ajuda a organização a enxergar além do que se conhece hoje... e durante o processo, realiza mais do que jamais se pensou ser possível.
3- Performance de Liderança
· “Líder de Mudança / Transformação" - Antecipa o futuro do negócio/trabalho e mobiliza de forma criativa os recursos para a realização das mudanças. Dedica energia e recursos apropriados para direcionar e promover mudanças em todos os níveis.
· "Resultados Extraordinários" - Direciona e lidera a organização para resultados extraordinários em relação às dimensões de nossa visão, estratégias e objetivos do balanced scorecard.