Segundo Imai (1996), o PDCA, que se baseia no controle de processos, foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming seu maior divulgador, ficando mundialmente conhecido ao aplicar nos conceitos de qualidade no Japão.
O método permite selecionar a melhor alternativa para se atingir um objetivo (ou evitar um resultado indesejável) diante de situações desconhecidas ou particularmente sujeitas aos imprevistos. Neste sentido a análise e medição dos processos são relevantes para a manutenção e melhoria dos mesmos, contemplando inclusive o planejamento, padronização e a documentação destes.
Para Imai (1996) o ciclo de melhoria PDCA é um dos conceitos mais importantes do Kaizen. É um método gerencial composto de quatro fases básicas que significa P = Plan, planejar, definir as metas, definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas; D = Do, educar e treinar segundo o método, executar as tarefas, coletar dados; C = Check, verificar os resultados das tarefas executadas e A = Action, agir, atuar corretivamente, aperfeiçoar (Figura 8).
O mesmo organiza as ações planejadas e as tarefas executadas em forma de procedimentos para garantir a melhoria e a manutenção dos resultados alcançados.
Figura 8 – As fases do ciclo PDCA
O Kaizen também requer a padronização das melhorias alcançadas por meio da consolidação do novo nível atingido após o giro do ciclo PDCA.
A padronização ocorre pela estabilização do processo atual, isto é, por meio do ciclo de padronização ou ciclo SDCA – S de (Standardize), pela padronização das melhorias alcançadas cumprindo os padrões estabelecidos para o produto e o processo.
Somente após a estabilidade é que se pode começar a trabalhar em novas melhorias, novamente e continuamente com o próximo ciclo PDCA.
Segundo Imai (1996) os padrões são regras que contém claras expectativas. Os padrões devem ser documentados e comunicados para que todos conheçam o que são e o que eles seguem.
A padronização é a prática de fazer, comunicar, seguir e melhorar padrões. Este processo de melhoria contínua de padrões é uma trajetória dos métodos confiáveis. É uma ferramenta para garantir a Segurança, Qualidade, Produtividade, Repetibilidade e a estabilização do processo, para que então possamos alcançar uma base para a evolução (figura 9).
Figura 9 – Relação entre a melhoria e a padronização
É por meio destas pequenas melhorias que se desenvolve um ciclo virtuoso que combina os eventos de Kaizen e os ciclos de PDCA e SDCA, promovendo pequenas mudanças contínuas e sólidas que transformam a cultura organizacional em um efetivo modelo de mudança com pessoas autônomas, que aprendem e com foco em resultados (figura 10).
Figura 10 – Ciclo virtuoso do PDCA e SDCA integrados ao Kaizen
Para Liker (2005), o desenvolvimento humano é a essência para o sucesso da aplicação de qualquer ferramenta ou método. Capacitar e dar autonomia aos técnicos e operadores a enxergar e eliminar os problemas é fundamental para obtenção dos resultados esperados.
Essa autonomia acaba criando uma conexão entre eles criando um relacionamento fornecedor-cliente entre as áreas, no qual todos acabam sabendo exatamente qual é seu papel no processo produtivo.
Entretanto, para que esse processo de dar autonomia seja eficaz, é necessário ensinar um método científico para a análise e solução de problemas, tal como o ciclo PDCA.
Essa capacitação deve alcançar os participantes das equipes de melhorias garantindo que todas as atividades de kaizen sejam realizadas por meio de uma metodologia científica, pois o objetivo principal é ensinar as pessoas de forma prática a solucionar problemas por meio de uma visão sistêmica e usando repetidos ciclos do PDCA (LIKER, 2005).