quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A importância do Planejamento Estratégico no ambiente organizacional

Dentre as várias definições que existem, o Planejamento Estratégico pode ser entendido como um processo participativo e criativo que tem como foco principal o cliente. Desta forma, deve possuir um ciclo contínuo que começa e termina no cliente. É um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade empresarial". Infelizmente, a realidade é ruim dentro de algumas empresas privadas e ainda mais na área pública. Estudos demonstram que 9 em 10 empresas falham no planejamento, no desdobramento a na execução das estratégias. Outros dados ainda revelam que em 90% dos casos a visão definida e divulgada não retrata a realidade e o jeito de ser da empresa.
Muitos são os problemas e erros enfrentados no processo de planejamento e desdobramento. Também a falta de capacitação do corpo gerencial em saber como planejar e realizar o processo da estratégia. Na maioria dos casos, os planos nunca saem do papel, os cronogramas e indicadores apenas "enfeitam" as paredes, a visão, a missão e os valores não refletem a realidade cultural da empresa, os funcionários nunca ouviram falar e muito menos sabem como eles podem contribuir para o alcance das metas organizacionais. Na verdade, em muitos casos, o planejamento estratégico não passa de boas intenções e o processo de gestão acaba seguindo um caminho de improviso e falta de planejamento, com reflexos profundos na formulação e na implementação de ações que visam a excelência.
Devido a essa dura realidade, várias empresas convivem diariamente com as seguintes dúvidas: Como saber se a organização está atingindo as metas? A empresa está no caminho traçado pela visão? A missão está sendo realizada? Como sobreviver a um ambiente altamente competitivo? Todos estão cientes e colaborando com a estratégia da empresa? Qual a melhor estratégia para vencer a concorrência? Como obter vantagem competitiva? Como fazer o cliente escolher a minha empresa ao invés de escolher o concorrente ?. Neste contexto, a fim de responder a todas essas questões, bem como direcionar ações planejadas que contribuam para realizar a visão e promover os resultados organizacionais esperados, faz-se necessário uma educação corporativa para moldar os executivos para um planejamento estratégico inovador e sustentável.
​O sucesso do planejamento estratégico está diretamente ligado com os objetivos e metas. Os objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis, realísticos, devem apresentar as suas inter-relações de forma esquematizada, estar adequadamente relacionados a fatores internos e externos da empresa e ligados a um sistema de controle e avaliação estabelecidos. Estes, por sua vez, devem estar alinhados com a visão e a missão da organização, criando e entregando valor para o cliente e assim desenvolvendo uma vantagem competitiva sustentável. Outra condição sine qua non para o sucesso da estratégia é o desdobramento para todas as pessoas e em todos os níveis da organização, bem como a análise contínua e proativa das forças internas e externas.
Nessa linha de gestão, há uma ferramenta indispensável para criar um Sistema Integrado de Gestão. Trata-se do Balanced Scorecard (BSC) que tem o objetivo de comunicar a estratégia corporativa a todos os níveis da estrutura organizacional, alinhando objetivos e metas estratégicos com indicadores e recompensas pessoais, promovendo um autêntico “Loop” de aprendizagem estratégico. O BSC segue os seguintes passos: Criar a Missão, Visão e Estratégia; Análise das forças internas e externas; Criar o Mapa Estratégico com base nas quatro perspectivas: financeira, processos, clientes e pessoas / aprendizado; Desdobrar em Objetivos estratégicos; Criar os Indicadores de Desempenho (KPI) para cada Objetivo Estratégico; Criar os planos de ação para cada indicador (PDCA).
Vale lembrar que uma boa execução e boas operações não garantem o sucesso de uma empresa com falhas na estratégia. O desenvolvimento da estratégia deve ser um processo e não um evento. Portanto, a busca de melhores maneiras de executar as estratégias deve ser um processo contínuo e proativo. Uma boa estratégia e uma boa execução de estratégia são os sinais mais confiáveis de uma boa gestão.