quarta-feira, 2 de março de 2022

Ferramentas da Qualidade: Gráfico de Pareto

O Diagrama de Pareto é uma técnica de distribuição de frequência que separa os “Poucos, mas vitais” dos “muitos triviais”. Seu nome é uma homenagem a Vilfredo Pareto, economista do Século 19 que postulou que uma grande parte da riqueza pertence a um pequeno percentual da população. Este princípio fundamental traduz bem os problemas com a qualidade — a maioria dos problemas com a qualidade deriva-se de um pequeno número de causas. Especialistas em qualidade costumam referir-se ao princípio como regra 80-20; ou seja, 80% dos problemas são causados por 20% das potenciais fontes.

Recomendação: Muitos fatores contribuem com o problema; A atenção deve estar voltada somente a alguns fatores que explicam a maioria dos problemas; Analisar os resultados de uma análise de riscos.

Como Criar uma Análise de Pareto: Use uma Folha de Verificação para coletar os dados necessários; Organize os dados em Ordem Decrescente; Calcule o total; Calcule o Percentual do total que cada categoria representa; Calcule o percentual cumulativo; Desenhe os eixos horizontal e vertical em papel milimetrado; Escale a frequência no eixo Vertical (de 0 até o total calculado acima); Trabalhando da esquerda para a direita, desenhe uma barra para cada categoria, com a altura indicando a frequência. Comece pela categoria com mais ocorrências e adicione-as em ordem decrescente; Desenhe uma escala vertical à direita do gráfico e inclua a escala percentual (0% a 100%) e Trace a linha percentual cumulativa.

A Análise de Pareto responde a questões tais como: Qual componente causa a maioria das falhas no sistema? Que categorias de clientes mais contribuem para a nossa rentabilidade? Quais são os custos da qualidade distribuídos sobre os diversos subsistemas?