quinta-feira, 10 de março de 2022

Os exageros da "corrida" industrial 4.0

Novamente, vou alertar aqui sobre os exageros da "corrida" industrial 4.0. Vejo grandes empresas, principalmente as que tem verbas de P&D, investindo no armazenamento e controle de grandes bancos de dados. Além disso, estão automatizando tudo, colocando grandes quantidade de sensores para monitoramento, robôs, softwares e ainda ampliando novas infraestruturas de TI para suportar tudo isso. O investimento é realmente altíssimo para "ser 4.0".

Contudo, após todo esse dinheiro investido, começam então a perceber que há a necessidade de se contratar uma grande quantidade de "profissionais 4.0" para manter tudo isso funcionando. O pior é depois perceber que tudo isso aumentou e muito os custos fixos da empresa, porém pouco resultado na eficiência e eficácia total da Manufatura e Logística.

Muitos não sabem nem o que fazer com essa enorme quantidade de dados armazenados. Muitos não sabem nem porque estão armazenando tantos dados. Outros muitos nunca usaram todos os dados armazenados. Portanto, um enorme desperdício tecnológico. 

Recentemente, fiz um trabalho de consultoria sem propor nenhum investimento 4.0. Meu trabalho proporcionou para a empresa um ganho de eficiência com mais de R$ 2.600.000,00 ano de redução de custos. 

Por que escrevo tudo isso? Simplesmente pra alertar que os enormes investimentos para "ser 4.0" não é o caminho para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar os lucros. O caminho que muitas empresas estão seguindo, guiados por "consultores 4.0", está errado.