quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Gestão da Mudança como Estratégia para a Competitividade

Atualmente, as empresas buscam continuamente melhorar seus processos com custos cada vez menores porque essa atitude é forçada pelas exigências dos clientes e pela competitividade global, pois para competir com eficácia neste ambiente altamente competitivo, as empresas devem procurar inovar e aprimorar suas vantagens competitivas.
Desta forma, as organizações devem acompanhar as contínuas mudanças impostas por um mercado cada vez mais criterioso na escolha de seus parceiros. Vale ressaltar que essas transformações afetam todas as companhias, de pequeno, médio e grande porte, não importando o segmento em que atuam.
Nesse contexto, uma das maneiras de acompanhar esta nova realidade é o aperfeiçoamento permanente da empresa, envolvendo todos os funcionários, conscientizando-os de que somente pelo esforço conjunto de cada um é que a empresa sobreviverá e poderá crescer e manter os progressos conquistados.
É nesse cenário que surgem as organizações que aprendem, diante de uma necessidade emergente das empresas para melhorarem seus processos, reduzindo custos e inovando constantemente para que possam se adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, bem como aos contínuos desafios impostos pela economia num ambiente altamente competitivo.
Portanto, desenvolver um método eficaz para a gestão do processo de renovação organizacional é fundamental para promover a mudança organizacional necessária para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.
Várias pesquisas relatam que as maiores dificuldades encontradas na implantação de novas filosofias é a mudança da cultura em todos os níveis hierárquicos, ponto fundamental para a busca da excelência dos seus processos.
Uma dessas pesquisas, realizada por uma empresa global de consultoria chamada Bain & Company, constatou que metade dos 223 executivos que participaram do levantamento de dados afirmaram que as suas empresas não possuem sistemas e habilidades suficientes para realizar uma gestão efetiva da mudança. Eles ainda concluem que 70% dos programas de mudança falharam.
A realidade da Gestão da Mudança é de uma transição complexa, o qual deve ser construída e sedimentada passo a passo, pois envolve mudanças de hábitos, pensamentos, sentimentos e percepções que antes estavam inseridos no dia-a-dia das pessoas e que fazem parte da identidade da empresa. Portanto, trata-se de um processo complexo, requerendo um gerenciamento adequado para que as barreiras da resistência humana sejam quebradas.

Ocorre que esse ajuste na cultura organizacional deve começar a partir da criação de um ambiente favorável para que a transformação ocorra, pois mesmo a mais elaborada estratégia de negócio e o mais moderno aparato tecnológico não conseguem alavancar resultados positivos sem que haja o engajamento dos seus colaboradores.