Se
tivéssemos que resumir em uma só palavra o desafio que as organizações enfrentam,
que palavra seria essa? Certamente seria a competitividade. É essa a razão
principal para que as empresas adotem uma postura de mudanças constantes. Caso
contrário, corre-se o risco de ser descartado por um mercado cada vez mais
criterioso na escolha de seus parceiros em novos negócios. Vale ressaltar que é
condição sine qua non a efetiva
participação das pessoas para alcançar os resultados desejados. Portanto, deve-se
estabelecer uma ação combinada entre a eficiência e eficácia, no qual a engrenagem
principal é o ser humano.
Em uma pesquisa
realizada por uma empresa americana chamada Conference
Board, contatou-se que os colaboradores das empresas brasileiras produzem
uma média de USD 10,8 por hora, enquanto que o Chile, nosso vizinho, produz USD
20,8 por hora. Essa diferença é maior ainda se comparada com os funcionários da
Coreia do Sul que produzem uma média de USD 32,3 por hora. Assim, enquanto um
brasileiro produz 100 televisores por mês, um coreano produz 300. Em outro exemplo,
publicado por uma revista brasileira, revela-se que um único trabalhador
americano produz o mesmo que cinco brasileiros. No final, percebe-se que a
fórmula da competitividade e da produtividade, depende diretamente das pessoas
envolvidas na qualidade do produto, na qualidade da organização e na qualidade
dos processos.
Desta
forma, conclui-se que a soma das habilidades, da atitude, das competências e do
comprometimento de todos é que estabelece uma base sólida para o alcance das
metas. É fato que o resultado desejado vem do desempenho orquestrado de todos,
no qual uma equipe pode interagir para gerar algo maior do que as pessoas não conseguiriam
fazer ou atingir se trabalhando isoladamente. Um sistema pelo qual todas as
pessoas, de todos os setores, em todos os níveis, participam dos esforços e
atividades visando à melhoria contínua da eficiência e eficácia dos processos e
produtos. Consequentemente, menor desperdício, menor custo e maior
produtividade.
Outra questão
bastante recorrente, e que sempre preocupa os gestores, é a motivação. Nesse ponto,
outra revista brasileira realizou uma pesquisa com as 150 melhores empresas
para se trabalhar e constatou que a satisfação e a motivação são as principais
dimensões que as tornaram vencedoras de destaque no item gestão de pessoas. Os 136.381
funcionários que responderam a pesquisa, afirmaram que o melhor lugar para
trabalhar é aquele onde as pessoas conseguem perceber o valor da sua
contribuição. Logo, se sentem motivados em trabalhar em determinada empresa. Portanto,
saber motivar as pessoas ainda é a força motriz que move os resultados nas
organizações. Por outro lado, a realidade subentendida na pesquisa demonstra
que há um grande número de organizações que ainda não entenderam que o
resultado desejado apenas é obtido por meio de pessoas.
Essa
realidade do mundo corporativo nos remete para uma reflexão sobre os sucessivos
processos de demissões e reestruturações. Essas situações acabam por “criar”
funcionários sem o apreço ao vínculo e à lealdade com as empresas, os quais passam
a focar a trajetória profissional de acordo com as suas próprias conveniências.
Diante de tais situações, mesmo a mais elaborada estratégia de negócio e o mais
moderno aparato tecnológico não conseguem alavancar resultados positivos, sem
que haja o engajamento dos colaboradores com as metas das organizações. Portanto,
é extremamente necessário que as organizações desenvolvam a consciência de que
o engajamento de seus colaboradores para com os objetivos organizacionais
representa um diferencial competitivo. É essa a razão principal pela qual as
empresas participantes desse tipo de pesquisa se preocupam numa intensidade
ascendente, criando um ambiente adequado para que seus colaboradores estejam
cada vez mais satisfeitos com a organização que trabalham.
A dica
que fica para as empresas é que as pessoas esperam mais que uma remuneração
justa pelo trabalho. Na equação de equidade, observa-se que mais que
remuneração, elas procuram outros retornos que justifiquem o tempo, a energia e
o esforço mental e emocional que dedicam à empresa. A equidade requer que a
empresa contribua para satisfazer as necessidades de autoestima, criatividade,
crescimento profissional e socialização dos colaboradores na mesma medida em
que eles contribuem para o alcance dos objetivos da empresa. Portanto, uma
relação profissional onde todos ganham.