Kaizen é o termo japonês para a
melhoria contínua. É um método que faz uso do trabalho em equipes para a
solução de problemas, documentando e melhorando processos, coletando e
analisando dados. Por meio do kaizen,
autoriza-se as pessoas a agir na correção de problemas e lhes ensinamos como
fazê-lo corretamente.
É nesse processo que as pessoas
aprendem a buscar as causas ao invés dos "culpados", conseguindo-se
com isto soluções efetivas e, de quebra, um ambiente de maior entendimento e
melhores relacionamentos entre a equipe.
Com o kaizen, abate-se a cultura de "varrer a sujeira para
debaixo do tapete", a cultura da tolerância com as falhas e perdas de todo
tipo. Ocorre também uma mobilização em toda a equipe para o combate aos erros e
aos desperdícios, em todos os aspectos e por toda a organização.
O Kaizen é também um programa efetivo
de gerenciamento participativo e motivacional. Na realidade, todas as pessoas
gostam apreciam e têm grande orgulho em fazer corretamente o seu trabalho, e se
decepcionam quando este não apresenta os resultados esperados. Portanto, só
deixam de desempenhar corretamente o serviço quando uma das três condições
acima ocorre.
Vale ressaltar que o kaizen acaba revelando como as
pessoas apreciam e buscam a satisfação do trabalho bem feito. Na verdade,
torna-se mais fácil mobilizá-las para contribuir ativamente para a melhoria
contínua, por meio da identificação das causas e da criação dos mecanismos
necessários para que as falhas e erros não tornem a ocorrer.
Na verdade, a principal vantagem do Kaizen é estimular no sucesso
competitivo das organizações por meio das mudanças realizadas no status quo para a construção do
aprendizado organizacional, através do envolvimento direto dos colaboradores no
gemba (local de trabalho).